Em Santo André (SP), estudo realiza levantamento populacional de capivaras

Em Santo André (SP), estudo realiza levantamento populacional de capivaras

Um estudo de levantamento populacional de capivaras e uma pesquisa acarológica serão iniciados nesta semana para identificar carrapatos e avaliar a possível presença da febre maculosa. A ação, realizada em parceria entre equipe especializada, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde, visa proteger a população e preservar o habitat natural desses animais semiaquáticos.

Em Santo André, as famílias de capivaras ao longo do Rio Tamanduateí estão adaptadas a esse ambiente, com filhotes presentes em alguns grupos. O resgate desses animais ocorre apenas em situações de risco ou fora de seu habitat natural. A iniciativa visa evitar acidentes na Avenida dos Estados, onde as capivaras transitam.

Algumas áreas ao longo do rio foram fechadas inicialmente para conter o movimento dos animais, mas a eficácia foi limitada. O estudo apresentará alternativas para manter as capivaras em seu habitat, evitando o risco de chegarem às vias.

Em casos de resgate necessário, os munícipes podem contatar o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal pelo telefone 4433-1958, disponível de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Fonte: Santo André Biz

Manejo não letal de capivaras

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.