Encalhes de baleias na América do Norte atinge número recorde em 2019

Encalhes de baleias na América do Norte atinge número recorde em 2019
Baleia-cinzenta aparece encalhada em praias do Norte da Califórnia. (Foto: Academy Of Sciences/ Noaa)

Conforme anunciado no mês passado pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), apenas desde janeiro deste ano, cerca de 70 baleias-cinzentas apareceram mortas em praias da América do Norte – maior número desde o ano 2000. Agora, o governo dos Estados Unidos anunciou que fará uma investigação para entender o episódio, que foi classificado como um Evento de Mortalidade Unusual (UME).

Segundo o ecologista da NOAA, Elliott Hazen, a última vez que um encalhe em massa como esse ocorreu foi há duas décadas atrás, durante um El Niño particularmente forte. “Nós simplesmente não temos tantos exemplos de mortes de baleias-cinzentas como essas no passado. Agora estamos em uma situação parecida, já que em 2015 também houve um forte El Niño”, afirmou Hazen.

O El Niño é um fenômeno natural e se caracteriza pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico. Ele ocorre em intervalos médios de 4 anos e é geralmente observado no mês de dezembro. O fenômeno que ocorreu em 1999 deixou efeitos que duraram por 20 anos e pode ser que somente agora os ecossistemas estejam sentindo os desdobramentos do El Niño de 2015.

Baleia-Cinzenta morta no Angel Island State Park, Na Baía de São Francisco, Estados Unidos. (Foto: Cara Field / The Marine Mammal Center)

Porém, segundo Hazen, as baleias-cinzentas também estão sendo afetadas pelo aquecimento global. “Estamos vendo um recorde de nível baixo no mar gelado do Ártico, onde as baleias-cinzentas se alimentam, e há ainda derretimento extremo e precoce do gelo do mar”, contou.

O ecologista revelou ainda que as mudanças nos padrões de derretimento tem mudado como o alimento é distribuído nos ecossistemas da região. “No caso das baleias-cinzentas, a maioria dos encalhes foram de baleias desnutridas, o que sugere falta de alimento, especialmente no Ártico”, explicou.

Em entrevista ao site IFLScience, Shawn Johnson, diretor veterinário do Centro de Mamíferos Marinhos da Califórnia, contou que muitas baleias desnutridas têm ido em busca de comida até a baía de São Francisco, onde passam cada vez mais tempo — um comportamento anormal, que as coloca em risco de serem atingidas por navios.

Gráfico Comparativo Ilustra ( Em Laranja) Número de Encalhes de Baleias na California, Oregon, Washington e Alaska, em 2019 E ( Em Azul) Média que vai de 2001 até 2018. (Foto: Noaa)

Fonte: Galileu

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.