Esta cadela vive sobre rodas e é uma “ativista” — já ajudou 110 animais como ela

Esta cadela vive sobre rodas e é uma “ativista” — já ajudou 110 animais como ela
É uma verdadeira guerreira.

Quando Pumpkin chegou, a vida de Tammie Fox, 43 anos, mudou de uma ponta à outra. Embora tenha crescido com animais — inclusive um gato de três pernas —, a proprietária de um salão de beleza em Lincoln, na Inglaterra, não pensava na existência de animais com dificuldades. “Para ser honesta, não sabia que cadeira de rodas para animais existia, nunca havia visto uma na vida real”, começa por contar à PiT.

Agora, há cerca de nove meses, Tammie fundou a Pumpkin & Friends, uma organização sem fins lucrativos que oferece ajuda financeira a famílias com animais com deficiências. E o motivo da brusca mudança de opinião, como o próprio nome já diz, foi Pumpkin, a pequena West Highland Terrier que chegou a família em outubro de 2021, com apenas oito semanas de vida.

“Desde que adotei Pumpkin e comecei a organização, toda a minha perspetiva é diferente”, confessa. “Os animais deficientes são incríveis e inspiradores. Sou mesmo apaixonada por isso e quero mostrar ao mundo que esses animais merecem viver. Ter uma deficiência não precisa ser uma sentença de morte”, frisa à PiT.

Pumpkin — que em português significa abóbora —, foi resgatada por um abrigo local após ter sido encontrada abandonada na rua. Na altura tinha poucos dias de vida e os exames indicaram que a patuda tinha tido a coluna e ambas as pernas traseiras partidas. “Ficamos devastados. Disseram-nos que ela nunca iria andar novamente”, recorda.

O diagnóstico não era feliz, mas para Pumpkin era a única vida que conhecia — e resolveu aproveitá-la ao máximo. “Ela é uma cadela muito determinada e nada consegue a parar”, realça a tutora. “A sua vida toda será sobre rodas, mas é cheia de aventura e alegrias”, acrescenta. A alegria e determinação da Terrier eram tantas, que influenciaram Tammie a ajudar outros como ela.

Com menos de um ano de vida, a organização já ajudou centenas de animais com deficiência, entre cães e até cabras, doando 111 cadeiras de rodas. “Administrar a associação é extremamente desafiador, mas muito recompensador”, partilha. “Saber que estamos a ajudar mais animais como a Pumpkin significa o mundo para mim”, diz, emocionada.

É uma pequena atriz e também ajuda miúdos e idosos

Pumpkin não é só uma ativista de quatro patas. A patuda é ainda uma cadela de terapia certificada e visita constantemente escolas e lares de idosos. “Ela traz muita alegria para a vida das pessoas”, diz à PiT Tammie Fox. “Tenho também feito seminários para vários grupos de pessoas, educando-os sobre os animais com deficiências”, partilha.

Com a Pumpkin and Friends, a dupla faz diversos eventos para se conectar com as pessoas e arrecadar o dinheiro que precisa para ajudar o próximo. A 16 de abril, tem agendado uma caminhada com os patudos. Tammie conta-nos que já arrecadou 10 mil libras (o equivalente a 11 mil euros). “Vamos comprar mais cadeiras de todas para ajudar os nossos queridos amigos patudos que precisam”, sublinha.

Embora tenha de utilizar a cadeira de rodas com frequência, a tutora frisa que a cadela “não sente dor”. Pumpkin sofre também de incontinência dupla, mas não deixa a condição afeta-la. “Ela mudou por completo a minha vida e a da minha família. Pumpkin traz muita alegria e felicidade para todos”, partilha. “Alguns dias é muito difícil e eu tive de adaptar a minha vida de trabalho e pessoal inteira por ela, mas ela vale a pena”, frisa.

Antes de conviver com a pequena, confessa que era “ignorante” quando o assunto era animais com deficiência e até desaprovava animais em carrinhos de bebé. Mas agora, faz de tudo para conscientizar a população para que assim como ela, esta aprenda sobre as necessidades dos animais deficientes. “Agora eu percebo o quão importante é sensibilizar as pessoas sobre animais deficientes. Animais como a Pumpkin”, realça.

Se não bastasse o longo “currículo” que Pumpkin tem, a patuda recentemente estreou numa peça de teatro sobre o clássico “O Feiticeiro de Oz”, em que protagonizou como o cão Totó, da personagem principal Dorothy. Os ensaios começaram na passada quarta-feira, 29 de março, e nesta terça-feira, 4 de abril, foi transmitido na BBC. “Foi uma oportunidade enorme e estamos muito animados”, disse Tammie.

Veja a galeria abaixo para conhecer Pumpkin. Pode acompanhar o seu dia dia no Instagram, Facebook e TikTok.

Por Izabelli Pincelli

Fonte: Pets in Town / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.