Exposição em MG: a arte em defesa dos elefantes

Exposição em MG: a arte em defesa dos elefantes

Natural de Ferros, cidade próxima ao município de Itabira, a artista plástica Maria Inez Ribeiro cresceu admirando a natureza e os animais. Tanto que ao realizar um curso na Fundação Municipal de Cultura se deparou com o desejo de criar um projeto sobre os elefantes.

A vulnerabilidade e a crueldade com que muitas vezes são tratados, suscitou na artista a vontade de retratar essa triste realidade, visando alertar sobre a possível extinção da espécie.  “Muitos são perseguidos e massacrados pelos seres humanos. O tema me sensibilizou e gerou várias emoções de amor e respeito por esses animais.  Após várias pesquisas, me senti na obrigação de sensibilizar outras pessoas através da minha arte, para que também abracem essa causa”, diz.

Entre sombras e luz, a forma animal ganhou vida em suas telas. Em um dos 21 quadros da série, a artista traz uma manada de elefantes caminhando em uma savana em busca de alimentos. Sua principal inspiração foi a  obra Lentes que Gritam, do fotografo britânico Nick Brandt. “Foram suas poderosas e realistas imagens que me levaram a ver a exuberância de tão belos animais e, principalmente,  sua inteligência”, diz. Com a apresentação desse trabalho, ela espera contribuir para que os elefantes sejam preservados em seu habitat.

“Após várias pesquisas, me senti na obrigação de sensibilizar outras pessoas através da minha arte, para que também abracem essa causa”, diz a artista plástica Maria Inez.

Exposição:

Projeto Elefantes

Abertura: dia 4 de abril
Das 9h às 17h
Centro Cultural Padre Eustáquio
Rua Jacutinga, 821
Belo Horizonte, MG

Por Daniela Costa 

Fonte: Estado de Minas 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.