Ferido e sofrendo, cachorro perambula nas imediações do mercado público e mostra dura realidade em Patos, PB

Ferido e sofrendo, cachorro perambula nas imediações do mercado público e mostra dura realidade em Patos, PB

As políticas públicas relativas aos animais de rua, principalmente no que diz respeito aos doentes e que perambulam às dezenas em diversas localidades, é uma discussão cotidiana na cidade de Patos.

Nas imediações do mercado público, no centro de Patos, a reportagem recebeu informações que um cachorro vem sendo visto ferido e sofrendo. O cachorro pode ter sofrido agressões por parte de outros animais, mas a falta de cuidados está agravando a situação.

A Secretaria de Saúde do Município de Patos, entidades filantrópicas e protetores de animais vem realizando castrações de cães para tentar amenizar a população de rua, mas as ações só terão efeito a longo prazo.

A construção do Centro de Controle de Zoonoses chegou a ter recursos empenhados na Prefeitura Municipal de Patos e retornou ao Governo Federal por falta de projeto e contrapartida municipal. Um Centro de Controle de Zoonoses poderia ajudar a encontrar solução ao grave problema.

A falta de medidas efetivas para o recolhimento e cuidados com os cães de rua tem sido uma das principais críticas às gestões municipais. Ações no Ministério Público Estadual (MPE) e processos judiciais contra o município de Patos também foram aplicados, mas o problema carece de uma união de forças para encontrar solução para o caso gritante.

Por Jozivan Antero

Fonte: Polêmica Patos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.