Filhotes de cachorro abandonados no lixo posam como garis para incentivar adoção no DF

Filhotes de cachorro abandonados no lixo posam como garis para incentivar adoção no DF
Os filhotes de cachorro abandonados no lixo ou na SLU, são acolhidos, ganham uniforme de garis e fazem fotos para incentivar a adoção. - Foto: Reprodução/SLU Distrito Federal

Uma realidade triste, de filhotes de cachorro abandonados no lixo, está sendo revertida com amor em Brasília. Alguns deles são deixados no Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU).

Foi aí que surgiu a ideia de criar o projeto Cata Pata. Com uniformes de garis, os bichinhos são fotografados e vão para as redes sociais para incentivar a adoção. Dos 140 animais abandonados, 24 já ganharam um lar. Alguns foram encontrados dentro de sacolas plásticas no lixo.

“Apesar de o SLU cuidar somente da limpeza urbana, nos preocupamos com o meio ambiente, incluindo os animais. Abraçamos essa causa. Pensamos em como cuidar deles e em ter apoio de órgãos e entidades para encaminhá-los para adoção. Assim, surgiu o Cata Pata”, afirmou o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.

Como tudo começou

O projeto começou bem pequeno, com a adoção de cadelinhas prenhas, entre elas a DL Norte, que recebeu esse nome em referência a um distrito de limpeza do SLU, e virou mascote da turma.

“Quando vi a DL, foi amor à primeira vista. Ela já era minha, e hoje é a mascote do Cata Pata”, relatou Lizandra Maia, uma das idealizadoras da iniciativa.

Aos poucos, o Cata Pata foi crescendo e hoje já conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema), que ajuda com castrações e atendimento veterinário.

Os profissionais do SLU também se engajaram na campanha.

“Alimentamos esses animais com muito carinho e amor. Custeamos a ração e os cuidados diários, mas precisamos de ajuda. Estamos falando de mais de 140 animais”, disse Lizandra.

Abrigo para o animais abandonados

O próximo passo é a construção de canis em um dos distritos do SLU, para abrigar os bichinhos e prepará-los para encontrarem as futuras famílias.

“Toda ajuda é bem-vinda. Precisamos de ração, medicamentos, local para banho e tosa e locais que ajudem no processo de adoção”, disse Lizandra.

Silvio Vieira lembra que é preciso pensar muito e se planejar antes de adotar um bichinho.

“Pensem com carinho e se planejem. A maior parte dos casos de abandono se dá por conta de falta de planejamento e problemas de posse responsável”, disse. Ele ainda lembra que abandono de animais é crime e pode ter detenção de três meses a um ano, além da multa.

Moto Pets

Em julho deste ano, o Cata Patou chegou ao Capital Moto Week, maior festival de moto e rock da América Latina.

Em uma parceria com Juliana Jacinto, idealizadora do evento, a SLU levou as fofuras para serem acolhidas no show. O projeto ganhou o nome de Moto Pets.

“Preparamos nossos animais para esse projeto. Conseguimos realizar a adoção de oito cachorros, mas precisamos de ajuda para continuar a tirar esses animais da condição de abandono”, disse Silvio.

Como adotar?

Mora no Distrito Federal e gostou dessas fofuras? Para adotar é simples.

Basta entrar em contato com a Ouvidoria pelo número 162 ou pelo telefone (61) 9929-70090.

Por Vitor Guerra

Fonte: Só Notícia Boa

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.