Filhotes de tartaruga são atraídos por luz e seguem para pista no Pontal da Barra, em Maceió, AL

Filhotes de tartaruga são atraídos por luz e seguem para pista no Pontal da Barra, em Maceió, AL
Segundo o Biota, mais de 30 tartarugas foram atropeladas na Praia da Avenida, em Maceió. — Foto: Divulgação/Biota

Vários filhotes de tartarugas marinhas nasceram na noite de domingo (13) no Pontal da Barra, em Maceió. O problema é que, ao nascerem, em vez de irem para o mar, seguiram em direção à pista e muitas acabaram morrendo. O flagrante foi feito por um telespectador e encaminhado para a TV Gazeta. (veja o vídeo abaixo)

Ulisses César estava com o pai de moto e percebeu que as tartarugas estavam indo para a pista, provavelmente atraídas pela luz dos postes. Ele conseguiu resgatar alguns animais que foram levados para a areia da praia e então seguiram em direção ao mar.

De acordo com o presidente do Biota, Bruno Steffanis, os filhotes ficaram desorientados com a luz artificial da região e tomaram a direção contrária. Esse fenômeno é conhecido como fotopoluição, que afeta a vida marinha. Mais de 30 deles foram atropelados.

“Já tivemos vários problemas com isso. Inclusive um professor da Ufal [Universidade Federal de Alagoas] acredita que o aparecimento de tubarões na orla da Pajuçara pode ter sido por causa da fotopoluição”, diz.

O presidente do Biota diz ainda que o problema é frequentem no bairro de Cruz das Almas. “Nós entramos em contato coma prefeitura e, aos poucos as luzes seriam trocadas por outras que não oferecerem riscos aos animais. Isso seria feito aos poucos, a medida que as lâmpadas fossem queimando para que não tenha prejuízos. A prefeitura vem nos ouvindo em relação a isso”, disse.

Tartarugas foram flagradas indo para a pista no Pontal da Barra — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Muitas tartarugas acabaram morrendo na pista — Foto: Nildo Lopes/TV Gazeta

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.