Filhotes e cadela pit bull são resgatados em Itanhaém, SP; VÍDEO

Filhotes e cadela pit bull são resgatados em Itanhaém, SP; VÍDEO
Filhotes e a cadela estavam em precárias condições de higiene, sem comida e sem água / Nair Bueno/ DL

Cinco filhotes e uma cadela da raça pit bull estavam em situação de maus-tratos, em uma casa localizada na rua Ceará, no bairro Jardim Laranjeiras, em Itanhaém. Eles foram resgatados na manhã de sábado (23), pela equipe do departamento de Proteção e Bem Estar animal, da secretaria municipal de Meio Ambiente, de Itanhaém.    

O diretor William Ramos afirmou que recebeu uma denúncia que havia uma cadela da raça pit bull com um filhote pendurado e enforcado em sua coleira, no bairro Jardim Laranjeiras. 

A equipe do departamento foi imediatamente ao local e constatou a situação, onde a cadela estava com o filhote morto enforcado e preso na coleira, além de mais cinco filhotes em estado bastante crítico de maus tratos. 

“A cadela e os filhotes estavam em péssimas condições sem água e sem comida e no chão sujo com pulgas e carrapatos. Soubemos que a cadela deu cria a 12 filhotes e que foram morrendo aos poucos de fome e de frio, restando apenas cinco”, relata.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Diário do Litoral (@diariodolitoral)

A ação de resgate levou cerca de duas horas. Os animais foram resgatados e levados para o canil da ONG Saúde Animal para Todos, no bairro Rio Preto, onde já estão recebendo os cuidados necessários. Ele deverão ser disponibilizados para adoção nos próximos dias. 

Ainda foram encontrados no local quatro canários-da-terra “Sicallis falveola”, em três gaiolas sujas e inadequadas, com fezes e o bebedouro com limo. A veterinária Symony Inoue confirmou que todos estavam em situação de maus-tratos. 

A Polícia Ambiental, que acompanhou a ação de resgate, aplicou multa no valor de R$ 72 mil. Apesar de o proprietário não estar na casa, os policiais localizaram um documento e, segundo uma testemunha, é do tutor dos animais.

O processo será encaminhado à Polícia Civil para as providências cabíveis. O tutor deverá responder por crimes de maus tratos.

Participaram da ação de resgate dos animais o secretário municipal de Meio Ambiente, César Ferreira, o diretor William Ramos, do departamento de Proteção e Bem Estar Animal, o assessor Leonardo Adia, a veterinária Symony Inoue da ONG Saúde Animal, o adestrador Thiago Loreto, o presidente da ONG Saúde Animal para Todos, Vinícius e a equipe da Polícia Ambiental do 3º Batalhão de Itanhaém.

Por Nayara Martins

Fonte: Diário do Litoral

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.