Foi adotado um dia antes de ser abatido. Hoje, o “gato mais triste do mundo” é feliz

Foi adotado um dia antes de ser abatido. Hoje, o “gato mais triste do mundo” é feliz
Ben é um exemplo de superação

Não havia mais esperanças para BenBen. O gato de pelo laranja tinha a coluna partida, várias lacerações profundas e um hematoma auricular (deformidade numa das orelhas que causa o crescimento da cartilagem). Na altura vivia num abrigo no Canadá e apesar das muitas candidaturas para adotá-lo, os veterinários não permitiram a sua saída. Os problemas de saúde eram muito graves e só havia uma solução: a eutanásia. E parece que o patudo já sabia o que estava para vir.

De acordo com os funcionários, não comia e nem mesmo se mexia. “Ele provavelmente havia sido atacado por um animal grande. A sua expressão era permanentemente triste porque ele também tinha excesso de pele no rosto, e ninguém sabe o porquê”, disse ao LoveMeow Adam Tutt, o seu atual tutor. Apesar das circunstâncias, o fim de Ben ainda estava longe.

Sandy Windover trabalhava na área de urgência do abrigo e já conhecia a história do gato. Quando soube do seu destino, a auxiliar de veterinária resolveu fazer algo a respeito. Após enviar mensagem para Adam e ter a concordância do marido para levar Ben para casa, foi isso que fez. No começo, porém, o casal achava que o gato não voltaria a andar. Porém, mais uma vez, ele provou o contrário.

Já em casa, Sandy e Adam prepararam um espaço com um tapete de yoga para o felino e após uma hora, o seu comportamento rapidamente começou a mudar. “Sentamos com Ben e ele instantaneamente começou a ronronar, a dar pequenos sorrisos e abraços de ‘obrigado’”, recordou a tutora. A partir daí, todos os dias o gato conseguia uma nova conquista. Em poucos dias, começou a andar. Era um pouco desajeitado, mas não importava. Dentro de alguns meses, já “corria como um filhote”.

Hoje, tem mais de 600 mil seguidores no Instagram e partilha o estrelado com os seus quatro “manos” felinos, sendo que dois também têm necessidades especiais. Em 2021, foi até o protagonista do casamento dos tutores Sandy e Adam.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por BenBen (@benbencatcat)

Tem a vida dos sonhos

Apesar de ainda ter a coluna deformada, Ben consegue andar normalmente e todos os dias toma uma pílula para aliviar a dor neuropática. Consegue fazer tudo que um gato normal faz, exceto saltar alto e lamber certas partes do corpo.

O seu olhar “triste” é permanente mas o felino está longe disso. Pelo contrário, a tutora Sandy diz que ele até se aproveita da expressão. “Está sempre a olhar-nos com os olhos assim para pedir petiscos”, diz.Entre as atividades que mais gosta de fazer (além de subornar os “papás”), estão os passeios na relva e as brincadeiras que faz com os irmãos de quatro patas. Apesar dos diversos brinquedos que tem, é o “mano” Norman o seu passatempo favorito.

Com os milhares de seguidores que coleciona, a família de Ben aproveita o alcance que tem para ajudar os animais e, por vezes, fazem também arrecadações de fundo para abrigos e patudos com necessidades especiais.

Percorra a galeria para conhecer o dia a dia de BenBen.

Por Izabelli Pincelli

Fonte: Pit / mantida grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.