Grupo protesta contra envenenamento de cães em Teresina, PI; suspeita foi indiciada

Grupo protesta contra envenenamento de cães em Teresina, PI; suspeita foi indiciada
Protetores se reuniram em frente à casa da suspeita na manhã deste domingo (19) — Foto: Arquivo Pessoal

Protetores de animais se reuniram na manhã deste domingo (19) para uma manifestação contra a morte de três cães por envenenamento e um a pauladas no bairro Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste de Teresina. O protesto aconteceu em frente à casa da principal suspeita de cometer o crime, a vizinha da dona dos cachorros. A suspeita já foi indiciada pela morte de alguns dos cães e, nesse sábado (18), mais um cão foi morto e ela também é suspeita do crime.

Thanandra Stefany informou que duas de suas cadelas foram envenenadas nesse fim de semana. Uma não resistiu e faleceu, já a outra está internada em uma clínica veterinária da capital em estado grave.

“Uma morreu porque eu não consegui chegar a tempo na clínica. Quando eu cheguei em casa, vi que a outra também estava morrendo. Saí correndo e graças a Deus cheguei a tempo, mas eu não sei se ela vai sobreviver”, afirmou.
 

A dona dos animais acredita que tenha sido a vizinha, a mesma que também é suspeita de ter envenenado outros dois de seus cachorros e já foi indiciada por esses crimes.

A senhora é suspeita de ter matado pelo menos quatro cães, sendo três por envenenamento. — Foto: Arquivo Pessoal

Thanandra disse que a mulher mora ao lado de sua casa e a divisão entre os terrenos das propriedades é feita por uma cerca de arame. Assim, às vezes, alguns cães acabam entrando no terreno vizinho. O motivo dos envenenamentos dos cães seria essa invasão.

Protesto
 
A cuidadora dos animais organizou a manifestação para pedir justiça. Os protetores de animais iniciaram o protesto na Igreja São Benedito, no Centro de Teresina, e seguiram para casa da suspeita. Um dos filhos da suspeita acionou a Polícia Militar, que esteve no local.

A morte dos primeiros cães foi denunciada por Thanandra na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Na época, o G1 teve acesso a um áudio que seria da suspeita de ter envenenado os cães, onde ela teria confessado o crime: “Matei. Vou negar que matei? Não vou negar nem para a polícia o que eu fiz”.

Indiciada
 
A delegada Edenilza Viana, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente disse que, em relação à primeira denúncia, foi instaurado um inquérito policial que já foi concluído e encaminhado para o Juizado Especial. A suspeita foi indiciada pelo crime de zoocídio.

Delegacia do Meio Ambiente em Teresina. — Foto: Júnior Feitosa/G1 PI

Sobre a morte da cadela nesse sábado (18), a delegada contou que ainda não tomou conhecimento do caso. Ela orientou que a proprietária dos animais registre um novo boletim de ocorrência na delegacia para ser instaurado um novo procedimento e, também, leve o laudo do médico veterinário.

O G1 não localizou a mulher que é suspeita de ter matado os cães.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.