Homem joga filhotes de gato no meio da rua e Polícia Civil de RR investiga abandono; VÍDEO

Homem joga filhotes de gato no meio da rua e Polícia Civil de RR investiga abandono; VÍDEO
Filhotes foram resgatadas sem ferimentos — Foto: Arquivo pessoal/Dionara Souza

A Polícia Civil investiga o abandono de dois filhotes de gato em frente a uma loja de roupas, em Boa Vista. Os animais foram jogados no meio da rua por um homem em uma bicicleta, no bairro Asa Branca, zona oeste. O momento foi registrado por câmeras de segurança.

Vídeo: Homem joga gatos no meio da rua e Polícia Civil investiga abandono em Boa Vista.

Nas imagens, registradas no sábado (29), é possível ver quando os filhotes estão dentro de uma sacola, na cesta da bicicleta. Ao chegar em frente ao local, o homem em movimento abre o saco, abandona os gatos e vai embora.

O abandono de animais é considerado crime e pode render pena de até cinco anos de prisão. Um boletim de ocorrência foi registrado nesse domingo (30), na Delegacia Virtual de Roraima, pela advogada Otacília Brito, voluntária da ArcaBV, ONG de proteção animal em Boa Vista, que divulgou o vídeo.

Logo após serem jogados na rua, os animais foram resgatadas pela dona da loja, a autônoma Dionara Souza, de 24 anos. Ao G1, ela contou que não viu o momento do abandono, mas percebeu o miado dos filhotes, que são fêmeas, e pediu ao marido para procurar nas câmeras.

“Me senti triste com a situação, quando vi que era uma situação de abandono. Não consigo acreditar que existem pessoas com o coração tão ruim contra vidas tão indefesas. Espero que a pessoa consiga ser identificada através das imagens.”

As gatas foram resgatadas sem nenhum ferimento e passam bem. Apesar do acolhimento, a autônoma não pôde ficar com os animais, pois possui três pets – dois cachorros e um gato. No entanto, as duas fêmeas já conseguiram um novo lar.

Procurada, a Polícia Civil informou em nota que o caso será investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e que, até o momento, o autor não foi identificado.

“O cidadão pode contribuir com informações para o esclarecimento da autoria pelo telefone do Disque Denúncia, no número 181”, diz a nota da Civil.

A advogada Otacília, que também é presidente da Comissão Especial de Proteção aos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Roraima, afirmou que abandono de animais é recorrente na capital. Para ela, é necessário denunciar este problema para impedir novos abandonos.

“O que os protetores e as ONG’s fazem é muito necessário, mas ao mesmo tempo não tem nenhuma efetividade se quando um animal é resgatado, cuidado e adotado, no mesmo dia outros 15 são abandonados. Essas entidades acabam enxugando gelo e esse problema não se resolve. É necessário que as pessoas se eduquem e conscientizem que animal não é “coisa” que pode ser descartada.”

Gatinhas abandonadas já foram adotadas, segundo a ONG Arcabv — Foto: Arquivo pessoal/Dionara Souza

Por Suzanne Oliveira

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.