Ibama devolve à natureza 40 aves silvestres repatriadas do Recife, PE

Ibama devolve à natureza 40 aves silvestres repatriadas do Recife, PE

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai devolver à natureza 40 aves silvestres. Os pássaros foram repatriados de Recife (PE) para Unaí (MG), em novembro. São 31 araras-canindés, cinco tucanos-toco e quatro papagaios-galegos. A soltura vai ocorrer nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro.

Os pássaros chegaram a Unaí no dia 21 de novembro, depois de cinco dias de viagem e de um trajeto de aproximadamente 2.200 km. O transporte foi acompanhado pelos profissionais do Ibama (PE) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH/PE) – biólogos e uma veterinária.

Os animais passaram por um período de ambientação em recinto na Área de Soltura de Animais Silvestres Queimado (Asas Queimado). Toda Asas é cadastrada pelo Ibama como local próprio à reabilitação física e comportamental de espécies antes de serem devolvidas ao convívio no ambiente de ocorrência natural.

De maneira geral, os animais são oriundos de cativeiro irregular, reprodução sem autorização, tráfico ou encerramento de empreendimento de fauna. Oito araras-canindés têm origem na apreensão do Ibama no município de Gravatá (PE), e os demais estavam no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara -CPRH), no Recife.

A repatriação tem a finalidade de devolver os animais silvestres ao seu habitat, proporcionando retorno às funções biológicas no meio ambiente, principalmente como dispersores de sementes das plantas nativas.

Fonte: Ibama

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.