Justiça libera castração de cachorros resgatados de canil na MS-040

Justiça libera castração de cachorros resgatados de canil na MS-040
Cachorro durante ação de resgate em setembro de 2019. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)

A ONG Abrigo dos Bichos obteve autorização da Justiça para castrar cachorros da raça foxhound americano resgatados de canil na MS-040, em Campo Grande, no mês setembro de 2019. Antes, a organização não governamental já tinha conseguido ordem judicial para manter 40 cães em lares temporários.

Apesar de a castração ser medida irreversível, o juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, Ariovaldo Nantes Corrêa, entendeu que o procedimento é necessário para a saúde dos animais.

De acordo com a entidade, devido ao fato de não serem castrados, os animais machos não podem ficar em lares temporários com outros machos pois existe comportamento agressivo, com diversas brigas entres eles.

‘Da mesma forma, quando se coloca um macho com uma fêmea no mesmo lar, o risco de reprodução em massa é alto e perigoso para saúde das cadelas, que já passaram por inúmeros processos de cruza”, informa  a  Sociedade de Proteção Animal Abrigo dos Bichos no pedido de liminar.  Seis cães já foram castrados em situação de emergência.

Imagem de animal socorrido após briga foi anexada a processo. (Foto: Reprodução)

A lastimável situação dos animais foi descoberta em setembro de 2019, quando um foxhound-americano, extremamente magro, surgiu em estrada vicinal, perto da MS-040.

Os bichos estavam amarrados, expostos ao calor, sem água ou alimentação adequada. Além disso, alguns deles estavam em um cubículo repleto de fezes.

Durante o resgate, os animais eram facilmente atraídos com vasilhas de ração, atacadas com voracidade e desespero, o que indicava a falta de comida por longo período.

O fazendeiro responsável pelos animais disse ter ficado surpreso ao ser informado sobre a situação de maus-tratos. Ele adestrava os cães para caça e vendia para todo o Brasil por valores entre R$ 500 e R$ 2 mil.

Por Aline dos Santos 

Fonte: Campo Grande News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.