Mais seis macacos são encontrados mortos no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, MT

Mais seis macacos são encontrados mortos no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, MT
Espécie de macaco sagui, que tem o Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, como habitat. Foto: Divulgação

O Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, permanece fechado para varreduras sanitárias e isolamento, em razão da morte 13 macacos saguis.

O local está interditado deste o dia 30 de outubro, quando a Sema detectou a morte de sete animais da espécie.

Nesta semana, foram encontrados mais seis mortos.

Os animais encontrados mortos passam por necropsia, exames microscópicos, microbiológicos e por testes de imunofluorescência direta, imuno-histoquímica e PCR.

Os exames são necessários para identificar possíveis doenças zoonóticas como raiva, febre amarela ou herpes viroses. 

Os exames são realizados pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, e o Centro de Controle de Zoonoses do município de Cuiabá receberá e divulgará os resultados dos exames e dos laudos.

Animais que forem encontrados debilitados serão colocados em quarentena em estrutura específica dentro do próprio Parque.

As atividades do Parque Mãe Bonifácia serão retomadas quando for constatado que o ambiente está seguro tanto para a população, quanto para a fauna local. 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) suspende, temporariamente, a partir desta sexta-feira (30), as atividades do Parque Estadual Mãe Bonifácia, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

As equipes da Sema e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental estão realizando varreduras sanitárias em todo perímetro do parque.

Fonte: Diário de Cuiabá

Febre amarela

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.