Maus-tratos contra animais crescem em Rio Claro (SP) e São Carlos, SP

Maus-tratos contra animais crescem em Rio Claro (SP) e São Carlos, SP
Cachorra morre após ser esfaqueada pelo próprio dono em Rio Claro — Foto: Arquivo Pessoal

A violência contra animais cresceu em Rio Claro e São Carlos (SP) no ano passado em relação a 2018, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). No domingo (2), o esfaqueamento de uma cachorra pelo próprio dono chocou os moradores de Rio Claro.

Vídeo: Maus-tratos contra animais crescem em Rio Claro e São Carlos.

Em Rio Claro, os casos registrados subiram de 23, em 2018, para 31 em 2019, um aumento de quase 34,78%. Já em São Carlos, o crescimento foi de 35,29%, passando de 17 casos em 2018 para 23 no ano passado.

Crueldade com cadela

No domingo, a cadela Princesa foi mais uma vítima de maus-tratos. Ela foi encontrada com uma faca cravada na cabeça, passou por cirurgia, mas morreu.

O autor da crueldade foi o próprio dono. No depoimento na delegacia, ele alegou que estava passando por problemas financeiros. Ele foi liberado e vai responder pelo crime de maus-tratos.

A ONG Valorização da Vida Animal de Rio Claro já resgatou vários cães em Rio Claro e recebe cerca de 5 denúncias por semana. “Animais que estão em meio à sujeira, cocô, xixi, presos em locais pequenos, no sol, na chuva, doentes”, disse a voluntária da ONG Ana Paula Arnold.

Penas baixas

Hoje a pena para maus-tratos varia de 3 meses a um ano de detenção, mas a presidente da Comissão dos Direitos dos Animais de Rio Claro, Carla Fernanda Bordin Lora, explica que penas baixas abrem vários tipos de precedentes que acabam beneficiando o infrator.

A presidente da Comissão dos Direitos dos Animais de Rio Claro, Carla Fernanda Bordin Lora. — Foto: Nilson Porcel/EPTV

“Permite a pessoa que cometeu o delito ter alguns benefícios dentro da lei, que ele não necessariamente possa vir a ser preso. Ele teria que não cumprir requisitos até a pena ser privativa de liberdade”, explicou Carla.

Um projeto de lei no Senado quer que a pena aumente ficando entre 1 e 4 anos. “Ele não teria direito a alguns benefícios que a gente chama meios de sancionar ou ele reparar prestando serviços. Com a pena aumentada ele não teria direito a situações que beneficiam ele para não ser preso”, afirmou a advogada.

Animais são resgatado por ONG de Rio Claro. — Foto: Nilson Porcel/EPTV

Como denunciar

A Secretaria de Segurança Pública informou que a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), criada em 2016, teve mais de 12 mil denúncias no ano passado em todo o estado.

A população também pode registrar a ocorrência de maus-tratos a animais em qualquer delegacia do estado. Se for flagrante, a pessoa pode ligar para a Polícia Militar no 190.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.