Mecânico é filmado batendo na cabeça de cachorra e é preso após imagens viralizarem em RR

Mecânico é filmado batendo na cabeça de cachorra e é preso após imagens viralizarem em RR
No vídeo, o mecânico segura a cadela pelas patas traseiras e dá 'chineladas' na cabeça do animal — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um mecânico, de 46 anos, foi preso por maus-tratos após bater na cabeça de uma cachorra com um chinelo, na tarde desse domingo (17), no bairro Jardim Tropical, zona Oeste de Boa Vista.

A agressão ao animal foi registrado por uma atendente e viralizou nas redes sociais.

Segundo a Polícia Militar (PM), o mecânico disse que a cachorra da raça pinscher tinha saído do seu quintal e ao buscá-la na rua, a agrediu com “chineladas” na cabeça. Nas imagens, o homem aparece segurando o animal pelas patas traseiras.

No depoimento do mecânico à Polícia Civil, que o G1 teve acesso, o homem confessou ter “dado umas chineladas nas costas” da cachorra e afirmou que ela era “bem cuidada”.

“Eu dei uma vacilada hoje e cometi esse erro. Eu sou um ser humano, falho. (…) infelizmente eu errei”, disse o mecânico à Civil.

O homem foi levado à Central de Flagrantes e autuado. Nesta segunda-feira (18) O suspeito foi apresentado à Justiça em audiência de custódia e liberado. A decisão é da juíza Suelen Márcia Silva Alves.

A juíza destacou que o suspeito é réu primário e determinou o pagamento de fiança de R$ 1,100 mil mas foram recolhidos apenas R$ 500 pela Justiça.

“No caso em questão, trata-se da suposta prática de crime de maus tratos com animais, não sendo, portanto, razoável a decretação de prisão preventiva, que consiste em última medida”, disse a juíza na decisão.

Após pagar a fiança, o mecânico deve cumprir medidas cautelares com a Justiça, que são:

  1. Atualizar o endereço por intermédio de comprovante no prazo de 10 dias;
  2. Comunicar qualquer mudança de endereço;
  3. Comparecer todas as vezes que for intimado para atos da eventual instrução criminal.

Resgatada

A cachorra foi resgatada pelo influencer roraimense Marcio Belota, que atua na causa animal. Ele foi até o Jardim Tropical ao lado do deputado estadual Renan Filho, que acionou uma equipe do Choque da PM para prender o mecânico.

Segundo Belota, o animal não tem ferimentos visíveis, mas está abalada. Apesar do resgate, ela será entregue à verdadeira tutora, que é a filha do mecânico. A devolução será feita com a assinatura de um termo circunstanciado.

Influencer Marcio Belota divulgou vídeo com a cadela após resgate — Foto: Reprodução/Rede Social
Influencer Marcio Belota divulgou vídeo com a cadela após resgate — Foto: Reprodução/Rede Social

“Ela [filha do mecânico] deixou na casa do pai há alguns dias, só que a cachorra está no cio e ficou pulando e ele perdeu a paciência. Nós fizemos um documento através do advogado e a gente vai fazer tudo conforme a lei, mas infelizmente vamos ter que devolver pra dona. Mas, a cachorra não vai voltar pra casa dele”, explicou o influencer.

Em setembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei nº 14064 que determina a pena de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos. O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar os atos contra esses animais.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.