Meninas de Sorocaba (SP) criam grupo para ajudar animais

Meninas de Sorocaba (SP) criam grupo para ajudar animais
Em um dia de campanha, elas arrecadaram 89 quilos de ração (Foto: ARQUIVO PESSOAL)

Elas têm entre 11 e 12 anos e amam os bichos. Por isso, resolveram criar um grupo que promove campanhas de adoção de animais abandonados e de arrecadação de ração. Os resultados têm sido muito positivos! Elas adoram os animais, por isso resolveram ajudar os que estão abandonados e já conquistaram resultados muito bons: a adoção de 16 cachorros e a arrecadação de mais de 80 quilos de ração para cães e gatos. 
Maria Clara dos Santos Moraes, Maria Eduarda Gomes Campanucci, Nina Carvalho Cardoso Bressane, Laura Yumi Shibata e Beatriz Gomes têm entre 11 e 12 anos e formam o grupo Fada dos Animais. As fadas se conheceram na escola — Colégio Dom Aguirre — e com o auxílio da professora Lygia Almeida Vecina, que também é super envolvida na causa dos animais, resolveram criar o grupo. Isso foi em 2015.

O primeiro evento ocorreu no colégio. As fadas conseguiram contato com a Fundação Alexandra Schlumberger (FAS), que foi ao colégio falar com mais de 500 crianças a respeito de guarda responsável. Na oportunidade, as meninas aproveitaram que haveria uma feira de livros na escola e fizeram a proposta à direção para que realizassem no mesmo dia uma feira de adoção. O resultado foi pra lá de positivo: 16 cachorros foram adotados. “Vejo animais de rua e fico com muito dó, por isso quis fazer alguma coisa para ajudar”, conta Nina. Em julho deste ano, as fadas fizeram um evento para arrecadar ração no espaço Agroverde: conseguiram 89 kilos de ração, que serão doados a instituições que cuidam de animais abandonados.

O empenho das fadas é tanto que a Bia, com a ajuda da mãe, Tatiana, fez chaveirinhos do grupo para distribuir a quem ajudasse na causa. “É divertido”, comenta Bia sobre trabalhar com o grupo em prol dos animais. Agora as meninas estão pensando em fazer um calendário com a foto dos animais que foram doados e vender o material para conseguir mais verba para a causa. “Fico muito feliz com a persistência delas. É emocionante”, diz a professora Lygia.

Na internet 

O grupo Fada dos Animais tem página no Facebook e por lá as meninas também atuam na causa. Elas divulgam informações sobre animais que precisam de um novo lar — tem até coelhos! — e também fotos de animaizinhos que estão desaparecidos e os donos estão à procura. O pai de Bia, Fernando, auxilia as meninas em suas iniciativas. Mas ele frisa que o protagonismo do grupo é todo das meninas e que os pais só estão lá para dar apoio e ajudar a viabilizar a ideia delas. Acesse: www.facebook.com/fadadosanimais/

Uma iniciativa bem bacana, não é mesmo?

Fonte: Jornal Cruzeiro

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.