Mortes de gatos envenenados levantam nova discussão em Ilha Solteira, SP

Mortes de gatos envenenados levantam nova discussão em Ilha Solteira, SP
Morador encontrou pedaço de carne com chumbinho (Foto: Reprodução/Facebook)

Os casos de envenenamento dos gatos ocorreram no último domingo (21), no passeio Tijucas, zona sul de Ilha Solteira (SP). Após encontrar um pedaço de carne misturado com o que aparentava ser chumbinho, uma espécie de veneno contra ratos, dois gatos da vítima entraram na casa e começaram agonizar e morreram.

No dia seguinte, quando foi registrar o boletim de ocorrência, encontrou seu terceiro gato morto na casa de uma vizinha. O proprietário dos gatos não informou à polícia se tinha algum problema com vizinhos por causa dos gatos.

Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais pode ser penalizado com detenção de três meses a um ano e multa.

A venda do veneno conhecido como chumbinho também é proibida no Brasil, pois o produto não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Quem vendo também pode ser responsabilizado.

Outro lado

Apesar do ato injustificado, há quem considere que não é adequado ter muitos animais de estimação em casas de viela. Um morador do passeio Imperatriz, zona norte da cidade, disse que a proliferação de gatos na vizinhança já está causando transtornos.

“Na minha viela tem uma mulher que tem não sei quantos cachorros e gatos. Ela fica alimentando os gatos da redondeza toda ali. Eu não iria fazer mal a animal nenhum, só que a situação é a seguinte, ela fica levando esse monte de animal para lá, vai juntando esse monte e vão infestando a viela. Esses dias, fui sair cedo para trabalhar, merda de gato no tapete de entrada da casa, pisei na merda de gato. Sem contar que eles andam mexendo em mistura, qualquer coisa que deixe em cima da pia, urinando e arranhando tudo meu carro. Os outros vizinhos também estão incomodados”, declarou.

O morador questionou ainda a atuação da administração municipal e criticou alguns vizinhos. “Ninguém está fazendo nada. O Zoonoses não faz controle nenhum. Perto da minha casa tem um monte de gatos que não têm donos e tem gente que fica alimentando e eles estão se multiplicando muito”.

Por Rodrigo Mariano

Fonte: Hoje Mais


Nota do Olhar Animal: Animais abandonados são um problema de todos, mas alguns só se dispõe a reclamar, nunca a ajudar de alguma forma. De forma egoísta consideram que o problema não é deles e veem os animais apenas como um transtorno. A ignorância e falta de sensibilidade, estas sim causam muitos transtornos à sociedade. Certamente é um destes que criminosamente envenena os animais. A ausência do Prefeitura atuando sobre o controle populacional também é responsável pela matança.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *