ONGs denunciam tortura contra cadela comunitária

A Associação Lafaietense de Proteção aos Animais (ALPA) e a ONG Recanto dos Animais denunciaram em suas redes sociais um crime de maus-tratos contra Manteiga, uma cadela comunitária de seis meses de idade que reside no bairro Siderurgia em Ouro Branco.
O animal estava desaparecido e nesta sexta-feira (30/12) foi encontrada ferida e com sinais de espancamento. A suspeita das ONGs é que ela estava amarrada por estes cinco dias e sendo torturada.
A situação causou indignação. Em suas redes sociais, a ALPA destacou que há suspeitos da ação e que ainda nesta sexta-feira seria feito um boletim de ocorrência.
A médica veterinária Luciana Lage, que mora no bairro e ajuda cães de rua, conta que foi visto por câmeras que Manteiga saiu com outros dois animais na madrugada de terça-feira. As outras cadelas retornaram em cinco minutos, no entanto, ela não.
Maus-tratos é considerado crime pela lei brasileira. Após o decreto que instituiu a Lei Sansão, o crime passou a ser punido com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda do animal.
Luciana Lage fez um desabafo sobre a situação: “Muitas pessoas se incomodam com os animais nas ruas. Ainda não aprenderam a conviver de forma pacífica com esses animais e que eles são frutos de algum ser humano irresponsável, que não teve responsabilidade de cuidar deles. Que isso não aconteça novamente. A gente tem vários relatos na nossa cidade. Quem se sentir incomodado, que procure a Prefeitura para tomar as medidas de ordem pública que deveriam ser tomadas”, salienta a médica veterinária.
As ONGs pedem que caso alguém tenha qualquer informação que possa ajudar na identificação dos autores do crime, que faça contato pelo Instagram @ong.recanto.
Foi solicitado também que a população ajude para que seja realizado o tratamento da Manteiga e dos outros oito cães cuidados pela pela veterinária Luciana Lage e por outros dois moradores da avenida Consider, Hedlamart e Donizete. Doações podem ser feitas pela chave Pix [email protected] ou com a entrega de ração e vermífugos no consultório Luciana Lage Atendimento Veterinário, na avenida Consider 242A no bairro Siderurgia em Ouro Branco durante horário comercial.
Por Regina Costa
Fonte: Fato Real