Operação conjunta inicia fiscalização de veículos de tração animal no DF

Operação conjunta inicia fiscalização de veículos de tração animal no DF
Operação conjunta inicia fiscalização de veículos de tração animal

Uma ação de fiscalizadora de veículos de tração animal (VTAs), comandada pela Secretaria da Agricultura (Seagri-DF), Detran-DF e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram-DF), foi realizada nesta quarta-feira (13). A ação visa controlar a circulação desses veículos em áreas urbanas e vias públicas pavimentadas do DF.

A operação conta também com a parceria das Secretarias do Trabalho (Setrab-DF) e de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), da Polícia Militar e do deputado Daniel Donizet, presidente da CPI de maus-tratos na Câmara Legislativa, que acompanhou a operação e se colocou à disposição para auxiliar nas próximas ações de fiscalização.

Segundo a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Daniele Araújo, essa é uma ação muito esperada pela sociedade civil. “Estamos atendendo às disposições legais, e aos anseios da população, que busca o fim dos maus tratos aos animais, e o fim do transito dessas carroças em vias públicas, que acabam atrapalhando o trânsito, podem causar acidentes e mais uma série de complicações. O governador Ibaneis desde o início de sua gestão mostrou vontade de solucionar esse problema, várias Secretarias estão envolvidas na busca da solução definitiva para o problema, e agora a Seagri, o Detran e o Ibram vão trabalhar na fiscalização para garantir o cumprimento efetivo da lei. “

A lei citada pela subsecretária é a de Nº 5.756, de 14 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a proibição da circulação dos VTAs, visando a proteção da saúde dos animais. A lei entrou em vigor no final de 2018, e foi regulamentada no final de 2019. O novo decreto trouxe a foco a questão social que envolve os carroceiros, e propôs a construção de um plano para a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, em programas sociais do Governo, e trouxe também um plano de educação para qualifica-los adequadamente a novas profissões.

A parceria com a Setrab-DF e a Sedes-DF tem como principal foco as vertentes sociais envolvidas no processo de fiscalização. “A casa Civil reuniu diversos órgãos do DF para discutir o assunto e buscar soluções. Nós temos hoje várias secretarias envolvidas, temos programas já voltados à inclusão dos carroceiros para que eles mudem de atividade e não fiquem sem o sustento da família, a exemplo do Prospera e do Renova DF, que são programas tocados pela Setrab e pela Sedes”, afirmou Daniele Araújo

Os principais Programas da Setrab-DF, por exemplo, que podem atender aqueles que trabalham com VTAs, são o Renova e o Prospera. O primeiro é um curso prático na área da construção civil, no qual o aluno faz a recuperação de espaços públicos.

Além disso, eles recebem lanches, auxílio transporte, seguro trabalho, uniforme e um auxílio no valor de um salário mínimo, por quatro horas diárias de curso. O segundo, é um Programa de microcrédito voltado ao pequeno empreendedor, no qual os valores variam de R$4.000 até R$83.000, com juros anuais de 6%.

A união de esforços também é destacada pelo Diretor de Fiscalização do Ibram-DF, Vitor Assis. “Acho interessante essa união de esforços entre os órgãos, pois um acaba complementando e auxiliando o outro. A função do Ibram é apurar principalmente a questão dos maus tratos, então verificamos e fazemos um complemento após as abordagens do Detran e da Seagri”, afirma.

De acordo com a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, mais ações de fiscalização estão previstas para este ano, e a primeira foi importante para pavimentar o caminho para as próximas. “Essa foi uma primeira operação para padronizar os procedimentos e orientar-nos para as próximas operações de fiscalização, para executá-la da melhor maneira possível.”

Ela complementa destacando a importância social do trabalho. “Essa primeira operação também tem um caráter bastante educativo, no sentido de mandar uma mensagem aos carroceiros para que procurem a Setrab e a Sedes para fazer o cadastro para cursos, programas e treinamentos que já estão sendo executados pelo Governo. O trânsito de carroças puxadas por animais aqui no Plano Piloto está proibido e será fiscalizado”.

Aqueles que flagrarem situações de maus-tratos aos animais em VTAs, podem denunciar por meio do número 162.

Fonte: Jornal de Brasília

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.