Operação contra farra do boi fiscaliza propriedades na Grande Florianópolis, SC

Operação contra farra do boi fiscaliza propriedades na Grande Florianópolis, SC
 Animal apreendido durante farra realizada Governador Celso Ramos – Foto: Arquivo/Divulgação/FBNM/ND

Duas propriedades foram fiscalizadas em Governador Celso Ramos e Biguaçu, na Grande Florianópolis, em operação contra a farra do boi realizada na tarde desta quinta-feira (5).

A ação foi comandada pela Polícia Militar dos dois municípios, em parceria com a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina).

Através das imagens de drones, os policias buscaram identificar se haviam bois escondidos que seriam utilizados para a farra do boi. Nenhum caso foi flagrado pela operação, apenas casos de bois ainda não cadastrados no sistema da Cidasc, informa o sargento Alexsandro da Silveira, do 24º Batalhão de Polícia Militar.

A farra do boi é considerada crime desde 1998. A prática consiste em soltar o animal em um campo aberto e incentivá-lo a perseguir os participantes. A partir daí, o boi é agredido com objetos até ser ferido e demonstrar exaustão. Em muitos casos, o animal, muito machucado, não consegue nem mais se levantar.

A temporada da Farra do Boi ocorre de novembro a maio. O maior número de ocorrências são registrados durante a quaresma, que inicia após o Carnaval e termina na Quinta-feira Santa, que antecede a Páscoa.

Lei e multa

Uma lei estadual sancionada ainda no final de janeiro prevê multa de R$10 mil a quem apoia e promove a Farra do Boi. Quem participa da prática pode ser multado em mil reais.

A Lei de Crimes Ambientais também considera crime de maus-tratos praticar ato de abuso, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A punição é detenção de três meses a um ano e multa.

Fonte: ND Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.