Para proteger animal silvestre, funcionários de supermercado colam cartaz em carro estacionado: ‘tem um lagarto no motor’

Para proteger animal silvestre, funcionários de supermercado colam cartaz em carro estacionado: ‘tem um lagarto no motor’
Funcionário deixou recado ao proprietário de carro invadido por lagarto teiú. — Foto: Jefferson Renan de Araujo Leite/Arquivo Pessoal

Um lagarto teiú mobilizou funcionários de um supermercado e um veterinário de Mogi das Cruzes nesta segunda-feira (3), ao se esconder entre as peças de três carros que estavam estacionados no estabelecimento. Para protegê-lo, um cartaz foi colado no veículo: “Por favor, compareça ao balcão fiscal… tem um lagarto dentro do motor”.

A operação para resgatar o animal durou cerca de uma hora e meia e necessitou até que parte de um motor fosse desmontada.

O veterinário Jefferson Renan de Araujo Leite, conhecido na cidade por diversos resgates a animais silvestres, conta que por volta das 11h30 foi chamado por funcionários da unidade.

“O lagarto estava tomando banho de sol no estacionamento. É uma prática comum desses animais. O funcionário do supermercado que fica no Conjunto do Bosque foi tirá-lo de lá, mas ele acabou entrando no motor do veículo. O funcionário fez uma placa e colocou no carro”, conta.

Lagarto teiú se escondeu no motor de três carros em estacionamento de supermercado de Mogi. — Foto: Jefferson Renan de Araujo Leite/Arquivo Pessoal

Do primeiro veículo, o veterinário conta que precisou retirar o reservatório de água, mas o bicho saiu em disparada e entrou no motor de outro carro. Quando a equipe tentou capturá-lo, ele foi para um terceiro veículo.

“Nesse último, a gente precisou tirar a proteção do radiador. Ele é um bicho sensível e morde. Então eu tenho que trabalhar com luva, e isso dificulta porque a gente perde um pouco do tato com ela. Por isso demorou, porque precisa de muito cuidado para não machucar o bicho”, diz o veterinário.

Depois de resgatado, o lagarto foi examinado e solto no Parque Centenário da Imigração Japonesa, em Mogi.

Veterinário/Mecânico

Em três meses, este é o terceiro caso de resgate a animais silvestres que exige do veterinário habilidades de mecânico. Ele brinca que vai precisar fazer um curso de extensão. “Não é que eles procuram carro. É comum você ver eles tomando banho de sol para esquentar o corpo, às vezes também por ser um lugar quente. Esses animais têm sangue frio”, conta.

O primeiro dos três resgates foi de uma cobra dormideira, que estava em uma moto, também em um supermercado. Uma pessoa viu e acionou o veterinário para retirar o animal de lá.

Sagui-da-serra-escuro estava escondido em painel de uma kombi, em Mogi das Cruzes. — Foto: Jefferson Renan de Araujo Leite/Arquivo Pessoal

O segundo foi um sagui-da-serra-escuro. Um motorista que estava circulando pela Rodovia Mogi-Salesópolis viu o animal caído no chão e resolveu resgatá-lo para levar até o profissional.

“Ele estava dentro da kombi, possivelmente desmaiado. Mas ele acordou e foi para dentro do painel do carro. Deu trabalho para retirar porque ele entrou em lugares bastante apertados, então a gente teve que ir buscando ele”, relembra.

Veterinário retirou cobra do motor de moto em Mogi das Cruzes. — Foto: Jefferson Renan de Araujo Leite/Arquivo Pessoal

Em todo o ano passado, o veterinário atendeu a 296 ocorrências envolvendo animais silvestres. Neste ano, só no mês de janeiro, já foram 50. Elas vão desde a retirada de carros e de casas até atendimento por acidente.

“Os bichos têm cada vez menos espaço, mas muito desses animais silvestres se habituaram a viver em local mais humano, então a gente vai encontrar esses bichos, que acabam se aproveitando dos resíduos humanos para sobreviver. Então eles perdem o habitat deles, mas exploram melhor por conta de alimentos que a gente deixa”, pontua.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.