Pesquisadores investigam causa da morte de cinco baleias encontradas no Litoral Sul do RS

Pesquisadores investigam causa da morte de cinco baleias encontradas no Litoral Sul do RS
Pesquisadores investigam a morte de 5 baleias no litoral Sul do RS (Foto: Reprodução RBSTV)

Pesquisadores investigam as causas da morte de cinco baleias no Litoral Sul do Rio Grande do Sul. Os mamíferos foram encontrados pelos pesquisadores do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema).

Os animais apareceram mortos entre a Praia do Cassino, em Rio Grande e a Praia do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar, no Litoral Sul do Estado. São três baleias franca, uma jubarte e uma da espécie fin, também conhecida como baleia comum, com peso entre 35 e 55 toneladas.

Uma delas tinha redes de pesca enroscadas na cauda. Os pesquisadores, no entanto, não descartam que os mamíferos tenham morrido de causas naturais.

“Tanto as francas quanto a jubarte estão em amplo crescimento populacional. Então, isso pode ser um bom indício de que as espécies estão se reproduzindo, conseguindo ter seus filhotes. E quanto maior a população, maior a chance de virem a óbito e chegarem à nossa costa”, diz o biólogo do Nema, Sérgio Estima.

“A rede é uma de corvina (uma espécie de peixes). A gente não pode afirmar com certeza que ela se enredou e morreu, ou se ela vinha morta e colidiu com a rede”, completa Sérgio.

Assista ao vídeo clicando aqui.

Por Yéssica Lopes

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *