PM Ambiental apreende sagui-de-tufo-branco mantido em cativeiro em Cubatão, SP

PM Ambiental apreende sagui-de-tufo-branco mantido em cativeiro em Cubatão, SP
Animal foi apreendido e encaminhado para os cuidados da Base da Polícia Ambiental de Cubatão, SP — Foto: Divulgação/PM Ambiental

A Polícia Militar Ambiental apreendeu um sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus) que estava sendo mantido dentro de cativeiro em Cubatão (SP). De acordo com a PM, o jovem, de 16 anos, relatou que encontrou a espécie ferida em uma trilha que fazia, levando-o para casa e cuidando dos ferimentos, para posteriormente vender para um amigo. O menor foi multado em R$ 1 mil.

Conforme informado ao G1, nesta sexta-feira (12), a equipe da PM Ambiental foi solicitada por policiais do 2° Distrito Policial de Cubatão, que realizavam uma diligência pelo bairro Casqueiro, e encontraram em uma residência o sagui-de-tufo-branco.

De acordo com os agentes, no local, um menor de idade, acompanhado da mãe, apresentou-se como responsável pelo animal, relatando que há cerca de 30 dias havia realizado uma trilha e encontrado o bicho ferido. Ele ainda afirmou que levou o sagui para casa, para cuidar dos ferimentos e depois vendê-lo a um amigo.

Segundo a polícia, animal é natural da Caatinga e estava sendo mantido em cativeiro em Cubatão, SP — Foto: Divulgação/PM Ambiental

Após ouvir os responsáveis pelo animal, a polícia afirma que foi elaborado auto de infração ambiental para o menor de idade, de acordo com a Resolução da Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente, por manter espécime silvestre em cativeiro. Com isso, o jovem foi multado em R$ 1 mil.

Segundo a PM, a mãe do menor foi qualificada como testemunha dos fatos e orientada sobre a atuação da polícia ambiental diante do caso. O animal foi apreendido e está, inicialmente, sob cuidados na Base da Polícia Ambiental de Cubatão.

Conforme explica a Polícia Militar Ambiental, o sagui-de-tufo-branco não faz parte da fauna da Baixada Santista, já que é natural da Caatinga. Os agentes ainda orientam que, para ter alguns animais silvestres em residência, é necessário ter autorização de órgão competente, desde que a espécie tenha sido adquirida por meios legais.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.