PM Ambiental é acionada para resgatar macaco-barrigudo mantido irregularmente

PM Ambiental é acionada para resgatar macaco-barrigudo mantido irregularmente

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental foi acionado por um morador de Porto Velho (RO) para resgatar um macaco-barrigudo, que convivia com a família a alguns anos de forma ilegal, desde que a família o encontrou ainda filhote. A ação ocorreu após a proprietária informar sobre a presença do primata em sua residência e queria fazer a entrega voluntária.

De acordo com as leis, manter animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização do órgão ambiental competente configura crime, sujeito a penalidades conforme estabelecido no artigo 32, da Lei 9.605/98 para quem praticar atos que coloquem em risco a fauna. Mesmo com autorização, manter o animal amarrado também é caracterizado crime.

A presença de um primata em ambiente doméstico apresenta riscos, uma vez que esses animais desenvolvem comportamento agressivo a partir da puberdade. A convivência inadequada pode gerar situações perigosas tanto para o animal quanto para os humanos envolvidos.

A Polícia Militar Ambiental realizou o resgate do macaco-barrigudo, que foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS. Fica o alerta a toda população a denunciar práticas ilegais relacionadas à fauna e flora, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o combate ao tráfico de animais.

Fonte: Folha de Vilhena

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.