Polícia Ambiental apreende 67 pássaros silvestres em Terra Boa, PR

Polícia Ambiental apreende 67 pássaros silvestres em Terra Boa, PR
Polícia Ambiental apreendeu 67 pássaros silvestres em Terra Boa (Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental de Cianorte)

A Polícia Militar (PM) Ambiental de Cianorte, no noroeste do Paraná, apreendeu 67 pássaros silvestres em uma casa de Terra Boa, na mesma região. Os policiais chegaram até o local após uma denúncia de maus-tratos a cães.

Entre as aves apreendidas havia sabiás-laranjeira, pintassilgos, trinca-ferros e canários-da-terra. Ao menos metade delas era criada de forma irregular, sendo animais recém-capturadas, sem anilhas ou com anilhas adulteradas, de acordo com a PM.

A apreensão ocorreu no fim da tarde de segunda-feira (9). Segundo a polícia, o criador tem autorização junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), mas a situação dele está irregular junto ao órgão, e os animais cadastrados não estavam no local.

Os pássaros foram levados para Cianorte e a maior parte foi solta nas matas da região.

A pena para esse tipo de crime varia de seis meses a um ano de prisão. Além disso, a cada pássaro apreendido é cobrada uma multa de R$500 pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), porque manter ave da fauna silvestre em cativeiro, sem autorização do Ibama, é crime previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.

Nesse caso o tutor terá que pagar uma multa de pouco mais de R$ 36 mil, ainda conforme a polícia.

Animais foram levados para Cianorte e liberados na mata (Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental de Cianorte)
Animais foram levados para Cianorte e liberados na mata (Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental de Cianorte)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *