Prefeito do Rio inaugura posto de atendimento a animais em Bangu, RJ

Prefeito do Rio inaugura posto de atendimento a animais em Bangu, RJ
Cadela fez cirurgia de castração no posto nesta sexta (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)

Destacando que cuidar dos animais é tão importante quanto cuidar de gente e que, em momentos de crise como a enfrentada pelo Rio é preciso valorizar os pequenos gestos, o prefeito Marcelo Crivella inaugurou nesta sexta-feira (23) o primeiro Posto de Saúde Animal, em Bangu, na Zona Oeste. O posto inaugura um novo conceito, que também proporciona mais conforto e comodidade para tutores e tratadores de animais.

“Hoje o Rio se torna mais humano. Cresce não só com grandes obras, mas em momentos como esse com falta de recursos. Com pequenos gestos que nos dignificam e fortalecem. Precisamos nos preocupar mais com os outros para reduzir a violência. Os noticiários ensanguentados evidenciam o fracasso de nossas desigualdades social e econômica”, disse o prefeito.

Prefeito inaugurou posto na manhã desta sexta (23) (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)

Segundo a secretaria de Bem-estar Animal Suzane Rizzo, o posto tem capacidade para 30 castrações/dia, além de atendimento clínico aos bichinhos. O novo posto também oferece assistência social e psicológica a cuidadores de animais. E tem uma sala de espera refrigerada para os tutores dos bichos. Todos os serviços são gratuitos.

No Rio existem atualmente dez postos de castração animal gratuita, sendo que em quatro deles há também atendimento clínico pra os bichinhos.

“A castração é um ato de amor, de cuidado com a saúde desses animais. Um casal de cães ou gatos não castrados podem em dez anos procriar até 80 mil filhotes.”, disse a secretária destacando que a prefeitura já estuda um local para erguer um hospital para animais.

Uma das primeiras a entrar na fila de cirurgias em Bangu foi a cadela Mel. Ela guardava quietinha seu atendimento ao lado da cuidadora Tânia Maria da Silva, que tem um abrigo com 200 animados na Penha, na Zona Norte.

“Vale a pena vir de tão longe. Uma castração numa clínica particular custa até R$1000. E ela precisa dessa cirurgia”, disse Tânia. O posto de Bangu funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Praça Serafim de Oliveira.

Por Alba Valéria Mendonça

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Se o prefeito acredita que “cuidar dos animais é tão importante quanto cuidar de gente”, com o que concordamos totalmente, porque o único órgão voltado aos animais teve seu status organizacional rebaixado, com a extinção da SEPDA – Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais e a criação de uma mera sub-secretaria? Os animais não merecem também uma secretaria? O discurso do prefeito não é coerente com as suas ações. De qualquer forma, bem vindos sejam este e outros postos desta natureza que venham a ser criados pela Prefeitura.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *