Prefeitura que criar Centro de Reabilitação de Animais em pleno Distrito Industrial de Rio Claro, SP

Prefeitura que criar Centro de Reabilitação de Animais em pleno Distrito Industrial de Rio Claro, SP

A implantação do futuro Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em Rio Claro, que está no papel há anos, está no meio de uma nova polêmica envolvendo a Câmara Municipal e a Prefeitura. Isto porque, antes previsto para ser construído dentro da Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’ (Feena), unidade de conservação que conta com extensa fauna e flora, agora a previsão é para que o Centro seja implantado no Distrito Industrial. O fato, evidenciado pelo vereador Alessandro Almeida na sessão de segunda-feira (28), gerou debate no Poder Legislativo.

O parlamentar criticou a escolha do novo local, isolado e sem vegetação. “É um serviço de reabilitação de animais silvestres. Quando falamos em reabilitar, ele deve estar o mais perto possível do seu habitat natural. (…) querem fazer o Centro de Reabilitação ao lado do Canil Municipal, de indústrias e na frente de um ponto de reciclagem, onde passam caminhões. Isso vai trazer doença para os animais, vão fazer o que ali?”, questionou, ganhando apoio de demais vereadores como Rafael Andreeta, Carol Gomes, Hernani Leonhardt, Serginho Carnevale e Geraldo Voluntário.

A reportagem do JC noticiou ainda no Governo Juninho que a implantação era para acontecer dentro da Feena em cumprimento ao um termo de ajuste de conduta com o Ministério Público. O uso do antigo Horto Florestal para implantação do projeto era uma das possibilidades em estudo, mas não estava oficializada, segundo a atual administração municipal.

“A partir de análise mais detalhada, feita em conjunto com o departamento de Fauna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, optou-se por área com estrutura mais adequada na Rua Meridian com Avenida das Indústrias, no Distrito Industrial. O projeto está em fase de finalização para que, em breve, sejam iniciados os procedimentos administrativos de licitação”, comunica a Prefeitura de Rio Claro.

Consultada se o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), do MP, foi oficiado sobre a mudança de local para o Centro, a gestão municipal informou que, assim como as demais etapas desse trabalho, a definição do local foi devidamente oficiada ao Ministério Público. O JC contatou a Promotoria de Justiça, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.

Críticas

Vereadores afirmam que novo local trará impacto ao bem-estar dos animais, uma vez que fica em local cercado por indústrias.

Por JP Granado

Fonte: Jornal Cidade

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.