Projeto de lei tenta pela segunda vez proibir a corrida de jumento em Juazeiro do Norte, CE

Projeto de lei tenta pela segunda vez proibir a corrida de jumento em Juazeiro do Norte, CE
Imagem: Reprodução/ Instagram

O projeto de lei (PL) que prevê o fim da corrida dos jumentos em Juazeiro do Norte foi protocolado nesta quarta-feira, 21. Segundo Jaqueline, “[A proposta] tem o intuito de frustrar práticas que exponham estes animais a situações de maus tratos e potencial risco a vida para mero entretenimento humano. É sabido que, em diversas ocasiões, os animais sofrem fraturas e consequentemente são sacrificados por não poderem ser mais utilizados”, justificou.

O PL prevê, em casos de descumprimento, multa de 100 a 1.500 UFIRCE (Unidade Fiscal de Referência do Estado do Ceará) o que equivale a R$ 549 a R$ 8.235, e proibição de licenciamento para atividades no município no prazo de dois anos.

A vereadora já havia apresentado um projeto com esse mesmo intuito em 2022, porém a matéria colocada em votação acabou rejeitada por 8 votos a 3. A vereadora Jaqueline reforça que além dos maus tratos com os jumentos, o índice de abandono animal em Juazeiro e região do Cariri aumentou 70% no pós pandemia, o que atribui para a falta de investimento em políticas públicas. O abandono de animais doentes também se torna um problema, segundo Jaqueline, o Cariri é uma região endêmica de leishmaniose, conhecida como calazar e os índices da doença são maiores que o restante do estado do Ceará.

Fonte: Caririensi

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.