Quase 10 mil animais vivem abandonados nas ruas de Rio Branco (AC), aponta Departamento de Zoonoses

Quase 10 mil animais vivem abandonados nas ruas de Rio Branco (AC), aponta Departamento de Zoonoses
Animais vivem em situação de abandono em Rio Branco — Foto: Reprodução

Quase 10 animais, entre cães e gatos, vivem abandonados nas ruas de Rio Branco. Uma reportagem da Rede Amazônica Acre percorreu as ruas da capital acreana para mostrar a situação desses animais.

Os dados são do Departamento de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Rio Branco. Com as ações que o departamento faz, os números têm reduzido.

Segundo o diretor do departamento, Everton Arruda, o órgão tem uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e, juntos, fazem vistorias com relação aos maus-tratos e abandono.

“São ações como esterilização e cirurgias nos animais. Recolhemos eles, levamos para o departamento e, se tiverem com alguma doença, a gente trata e logo em seguida fazemos a castração. Logo depois da cirurgia, disponibilizamos para adoção”, complementou.

Animais são encontrados em diversas ruas da capital acreana — Foto: Reprodução
Animais são encontrados em diversas ruas da capital acreana — Foto: Reprodução

Para fazer uma denúncia de abandono e maus-tratos, basta ligar no (68) 3228-5765 ou no (68) 3228-2894. O diretor alertou ainda que, quando alguém é flagrado maltratando um animal, é aplicada uma multa e registrado um boletim de ocorrência.

“Os maus-tratos engloba várias coisas. Por exemplo, o abandono é uma forma de maus-tratos e, dentro da lei, está claro de que se a pessoa for pega abandonando, deixando caixas com animal e filhotes, responde criminalmente pelo ato”, frisou.

Arruda lembrou ainda que alguém que deseja ter um animal em casa, precisa estar consciente da responsabilidade, que, além de cuidados em geral, engloba também a questão financeira.

“Animal tem um custo. Hoje tem que ter a carteira de vacinação em dia, levar sempre ao veterinário, onde vai tomar um banho periodicamente, fazer passeios com ele. Os animais precisam passear porque a falta disso gera ansiedade”, concluiu.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.