Santa Catarina lidera reabilitação de papagaios ameaçados

Santa Catarina lidera reabilitação de papagaios ameaçados
Foto: Vanessa Kanaan/reprodução/SC Todo Dia

O Instituto Fauna Brasil, com o projeto Silvestres SC, já reintegrou mais de 250 papagaios-de-peito-roxo à natureza, em ação contínua desde 2010. Esta iniciativa, localizada no Parque Nacional das Araucárias, tem em vista reverter o declínio da espécie, provocado por desmatamento e tráfico ilegal de animais. O projeto se destaca por receber animais apreendidos ou resgatados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), muitos dos quais sofreram com o tráfico de animais silvestres ou foram mantidos ilegalmente como pets.

“Esses papagaios chegam frequentemente machucados e precisam de um período de reabilitação antes de poderem voltar ao seu habitat natural”, explica Vanessa Tavares Kanaan, bióloga responsável pelo projeto. O método de reintrodução inclui uma fase de adaptação na qual os papagaios são colocados em viveiros localizados na floresta para se acostumarem com os sons e a presença de outros animais selvagens. “Após este período, abrimos os viveiros para poderem voar livremente, ainda oferecendo alimentação suplementar até que estejam completamente adaptados”, detalha Vanessa.

O processo também inclui aulas sobre como encontrar e consumir alimentos naturais, como o pinhão, essencial para a sobrevivência na natureza. O projeto não só contribui para a conservação da espécie, mas também fomenta a educação ambiental e promove o emprego local, especialmente entre mulheres das comunidades circunvizinhas. Além disso, a iniciativa é fonte de dados valiosos para a ciência, com diversos estudos e artigos científicos publicados sobre a biodiversidade da região e as técnicas de reintrodução de animais silvestres.

Por Kelle Maciel

Fonte: SCTODODIA


Nota do Olhar Animal: Santa Catarina é também um dos estados onde é mais forte a cultura da caça, que ameaça não só as aves.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.