São José (SC) relata superlotação de cães para adoção, com 250 animais

São José (SC) relata superlotação de cães para adoção, com 250 animais

A Diretoria de Bem-Estar Animal de São José (Dibea) de São José passa diariamente por desafios na proteção de cães e gatos do município. Um dos pontos mais preocupantes é a dificuldade da população adotar os animais, que encontram-se na hospedagem parceira.

Atualmente a hospedagem está superlotada, com 250 animais, todos os cães são recuperados, castrados e vacinados, para estarem aptos a adoção responsável. Infelizmente enquanto não houver adoções, não abrirá vagas para o próximo animal, que necessita de resgate.

Por esse motivo, a prefeitura emitiu comunicado pedido ajuda da população, para a adoção consciente ou apenas divulgação. “Independente, da quantidade de vagas disponíveis, nunca será o suficiente, se não houver um fluxo de adoções”, aponta o diretor da Dibea, Vinícius Ramos.

Quem quiser adotar deve entrar em contato com a Dibea, por meio do WhatsApp (48) 9925-0135. Após o contato, a pessoa receberá um agendamento, para visitar o espaço e passar por uma entrevista, que será determinante para descobrir o tipo de animal que é compatível com o cotidiano do tutor: porte pequeno, porte grande, filhote, idoso. Essa entrevista reduz o risco do animal passar por novo abandono.

De acordo com a prefeitura, de janeiro a novembro deste ano foram realizados 200 resgates de animais, provenientes de abandono e maus-tratos. Na hospedagem parceira, além dos remédios e alimentação com proteínas, os animais passam por um processo de ressocialização. A equipe costuma deixar os animais organizados em dupla durante as atividades, de acordo com o temperamento, conforme estudos da psicologia canina.

“Como estudantes da psicologia canina, a gente olha os cães, para ver qual a gente acomodará junto. A exemplo da Caramelo que é destemida e alegre, colocamos junto com o Kadu, que é mais medroso, submisso, para que ele aprenda com ela”, explica Ana Rafaela.

Fonte: Correio de Santa Catarina

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.