Sargento do Exército é preso por maus-tratos contra dois cachorros no ES

Sargento do Exército é preso por maus-tratos contra dois cachorros no ES
Animais resgatados estavam em condição de maus tratos grave — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Um sargento do Exército foi preso na tarde de terça-feira (12) em Vila Velha, na Grande Vitória, por maus-tratos contra dois cachorros. Segundo a Guarda Municipal da cidade, que atuou na ocorrência, Marcos Vinicius Silva Farias, de 24 anos, estaria deixando os animais “em estado deplorável, subnutridos, sem alimentação e com a orelha cortada”. Depois de passar por uma audiência de custódia, Marcos foi solto e vai responder em liberdade.

Vídeo: Sargento do exército é preso por maus tratos a animais

Os animais foram resgatados da residência que fica no bairro Vila Garrido e foram levados pela guarda e pelo serviço de Bem-Estar Animal (BEA) do município para uma clínica veterinária contratada para internação médica.

O Exército informou que o caso está sendo investigado pelos órgãos de segurança pública do Espírito Santo e que as medidas disciplinares e administrativas serão apuradas conforme o previsto na legislação vigente.

O órgão reiterou que não compactua com qualquer tipo de conduta ilícita por parte de seus integrantes, repudiando veementemente atitudes e comportamentos em conflito com a lei.

De acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal, Marcos é militar da ativa, sediado no estado e está no serviço público desde 2018.

Marcos foi levado para a delegacia de Vila Velha. Ele foi autuado por maus-tratos, com aumento de pena por se tratar de cão ou gato.

Após passar por audiência de custódia na tarde desta quarta-feira (13), o sargento do exército foi solto sem precisar pagar fiança. A decisão só exige que Marcos mantenha o endereço onde mora atualizado e compareça aos atos do processo.

Sargento do exército de 24 anos foi autuado por maus tratos — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Sargento do exército de 24 anos foi autuado por maus tratos — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O sargento foi solto após a juíza considerar que não foram encontrados registros criminais anteriores e que a liberdade do militar não oferece risco.

O crime de maus-tratos prevê pena de reclusão de até 5 anos em regime fechado. O homem foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV).

Ainda serão aplicadas penalidades ao ex-tutor dos animais (já que perdeu o direito de propriedade sobre os mesmos) e receberá a autuação do BEA.

Portal da Transparência mostra que preso é terceiro sargento e consta como militar da ativa. — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Portal da Transparência mostra que preso é terceiro sargento e consta como militar da ativa. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Por Daniela Carla

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.