Semarh realiza soltura de animais silvestres em José de Freitas, PI

Semarh realiza soltura de animais silvestres em José de Freitas, PI
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (29), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promove a primeira soltura de animais silvestres em uma propriedade no município de José de Freitas. Essa ação tem como objetivo reintroduzir na natureza 44 animais, incluindo jabutis, jiboias, tamanduá-mirim e aves, que passaram por reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Semarh) e estão prontos para retornar à vida selvagem.

Os animais, após serem recebidos no Cetas, passaram por quarentena, atendimentos médico-veterinários e reabilitação para readquirirem hábitos silvestres. Eles serão identificados, descritos, registrados, microchipados e anilhados, seguindo as diretrizes da lei vigente. A propriedade escolhida apresenta correspondência ecológica com as espécies a serem reintroduzidas.

Após a soltura, a Semarh realizará uma campanha de educação ambiental para conscientização sobre a preservação da área e a proibição de maus-tratos, coleta e tráfico de animais silvestres. Além disso, serão efetuadas fiscalizações no entorno.

Essa atividade de soltura segue a instrução normativa nº 19/2024 e destaca o desenvolvimento da gestão da fauna na Diretoria de Conservação da Biodiversidade da Semarh, que se fortalece por meio de normativas, reestruturação do Cetas, cadastros e destinações à vida selvagem dos animais removidos de seus habitats originais.

Fonte: Portal AZ

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.