Sindicância apura tentativa de envenenamento de cachorro no Canil Municipal de Piracicaba, SP

Sindicância apura tentativa de envenenamento de cachorro no Canil Municipal de Piracicaba, SP
Canil de Piracicaba — Foto: Leon Botão/G1/Arquivo

Uma sindicância da prefeitura apura o envolvimento de um funcionário do canil municipal de Piracicaba (SP) na tentativa de envenenamento de um cachorro. Segundo a Comissão de Proteção dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade, o servidor é acusado de colocar água sanitária no bebedouro do animal.

De acordo com Vanessa Moura Rocha, presidente da comissão, o boletim de ocorrência foi registrado por outros servidores no dia 15 de janeiro. Um funcionário relatou no documento que dia 2 de janeiro o acusado fez o manejo dos cães de forma “hostil e agressiva”. Cerca de dez minutos após terem presenciado esse comportamento, um dos cães, sem raça definida, o atacou.

“Esse cão é conhecido pelos servidores do canil como de fácil manejo”, afirmou Vanessa. O documento cita que no dia 10 de janeiro os funcionários verificaram uma situação de emergência, que não foi detalhada, e viram dois litros de água sanitária no bebedouro da baia do cachorro. Apesar do ocorrido, o animal passa bem.

Já o funcionário acusado relatou à Polícia Civil que foi atacado por um cachorro da raça Pitbull, que nunca teve um treinamento para lidar com cães de temperamento agressivo e que ficou ferido no tórax, tendo que ser afastado por sete dias.

A comissão da OAB recebeu a denúncia na noite do dia 24 de janeiro. Logo no dia seguinte pela manhã, compareceram ao canil para apurar o caso. Eles entraram em contato com o setor jurídico da prefeitura, que informou que o caso já estava sendo apurado por meio de uma sindicância. No entanto, o funcionário não foi afastado.

A advogada informou que encaminhou a denúncia ao Ministério Público e que agora a comissão busca o afastamento preventivo do funcionário até que a denúncia seja esclarecida.

“Infelizmente durante a apuração nós tomamos conhecimento que já existe um boletim de ocorrência contra este mesmo funcionário por agressão a um dos animais do canil em junho de 2019”, acrescentou. O documento anterior cita que ele usou um rodo para agredir um cachorro.

O que diz a Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo canil, informou que solicitou em 17 de janeiro que fosse aberto um processo administrativo disciplinar para apurar os fatos. “A apuração está em andamento”, informou a nota.

A administração não informou se o funcionário será afastado preventivamente.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.