Tamanduá-bandeira é resgatado em estado grave e levado para hospital veterinário da Ufla, em MG

Tamanduá-bandeira é resgatado em estado grave e levado para hospital veterinário da Ufla, em MG
Foto: Divulgação / Ufla

Um tamanduá-bandeira foi resgatado em estado grave de uma fazenda em Campo Belo (MG) e está em tratamento no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras, a Ufla.

Conforme as informações da universidade, o animal foi encontrado já em estado grave por um fazendeiro, que entrou em contato com a Polícia Militar do Meio Ambiente.

Segundo a médica veterinária Samantha Favoretto, responsável pelo Ambulatório de Animais Selvagens da universidade, trata-se de um macho. Ele está debilitado e tem baixas chances de recuperação.

Tamanduá-bandeira é resgatado em estado grave e levado para hospital veterinário da Ufla — Foto: Divulgação / Ufla

Ainda conforme a médica, a espécie é vulnerável à extinção e tem apresentado diminuição do número de animais em vida livre.

“O tamanduá-bandeira, ao chegar ao ambulatório, apresentava-se caquético, desidratado, muito apático. Tinha várias feridas com presença de larvas em grande quantidade, o que demonstra que já estava machucado há alguns dias. Durante o exame de raio x foram diagnosticadas antigas fraturas de esterno e costela, já consolidadas, e também aumento do tamanho do coração, indicando que pode se tratar de um animal mais velho”, comentou Samantha através da assessoria da Ufla.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.