Três toninhas aparecem mortas em quatro dias, em Laguna, SC

Três toninhas aparecem mortas em quatro dias, em Laguna, SC
Portal Agora Laguna

Pela terceira vez, em uma semana, uma toninha (Pontoporia blainvillei) apareceu morta em Laguna. O animal, que está extremamente ameaçado de extinção, é muito semelhante ao boto-nariz-de-garrafa, o tradicional boto-pescador.

Visualmente, a principal diferença está no tamanho, uma vez que, na fase adulta, a toninha não passa dos dois metros, enquanto o boto-pescador pode chegar a quatro metros de comprimento.

Cabe acompanhar as investigações das autoridades responsáveis para saber o motivo das mortes e a idade dos animais encontrados esta semana.

Neste sábado (03), a toninha sem vida foi encontrada boiando na região do Molhes da Barra em Laguna. Os registros foram feitos no final da tarde, por populares e encaminhados ao Portal Agora Laguna.

Outros dois registros foram confirmados na quarta e nesta sexta na praia do Gi. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) deve recolher o animal.

O que fazer ao encontrar animal marinho vivo ou morto

Segundo o Portal Agora Laguna, em casos como esse, o ideal é acionar o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O órgão é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto visa avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341.

Fonte: Hora hiper

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.