Turista é condenado por tocar em filhote de bisão nos EUA; animal morreu após ser rejeitado pela manada

Turista é condenado por tocar em filhote de bisão nos EUA; animal morreu após ser rejeitado pela manada
Homem com um filhote de bisão no parque de Yellowstone, nos Estados Unidos — Foto: Hellen Jack/nps.gov

Clifford Walters, um americano que vive na ilha do Havaí, estava visitando o parque de Yellowstone, no estado de Wyoming, em 20 de maio quando viu um filhote de bisão em um rio.

O filhote tinha se separado da mãe quando a manada cruzou o rio. O bicho não conseguia sair do leito para a terra firme.

Walters, então, se aproximou do bisão e empurrou o animal para tirá-lo da água e chegar até a via onde estava o rebanho.

Pelas regras do parque, os visitantes devem manter 23 metros de distância de bisões, alces e veados. Se eles virem ursos e lobos, devem ficar ainda mais distantes, 91 metros.

Frequentemente os bisões rejeitam os indivíduos que interagem com humanos, e foi isso que aconteceu com o filhote que Walters tirou da água.
Os guardas do parque tentaram fazer com que o filhote fosse reincorporado, mas não deu certo. O animal foi abandonado pelos outros bisões e poderia se aproximar dos carros e das pessoas no parque. A direção do parque decidiu, então, sacrificar o filhote.

Na última quarta-feira (31) , Walters, levado à Justiça, se declarou culpado por alimentar, tocar, provocar ou perturbar intencionalmente a vida selvagem. Ele deverá pagar uma multa de US$ 500 (cerca de R$ 2.500) e fazer serviço comunitário como pena. Ele ainda teve que arcar com custos relacionados ao processo.

Fonte: g1


Nota do Olhar Animal: É vergonhoso que decidam abater um animal e que ele não seja para um local onde possa ser cuidado, um santuário. A frieza e falta de escrúpulos de autoridades e ambientalistas com um ser senciente é chocante.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.