Universidade Estadual da Carolina do Norte exposta pelo método cruel de “desligamento da ventilação” usado para matar animais em massa

Universidade Estadual da Carolina do Norte exposta pelo método cruel de “desligamento da ventilação” usado para matar animais em massa
Fotos da Investigação/Animal Outlook Press Release

O Animal Outlook recebeu recentemente registros públicos, incluindo protocolos de pesquisa, fotografias e aproximadamente 10 horas de imagens de vídeo que mostram os experimentos cruéis conduzidos pelos pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU) em 2016. A pesquisa, é claro, recebeu financiamento da Associação das Aves e Ovos dos EUA para estudar os efeitos do desligamento da ventilação ou VSD em galinhas.

VSD é um método extremamente controverso de matar animais criados para carne. Durante o VSD, um celeiro ou recinto é selado e o fluxo de ar é cortado para centenas e muitas vezes dezenas de milhares de animais que sufocam lentamente e morrem de estresse térmico ou sufocamento. O VSD+ segue o mesmo método, mas os trabalhadores adicionam calor ou dióxido de carbono para acelerar o processo de assassinato dos animais.

O Animal Outlook divulgou um relatório exclusivo que revela a verdadeira crueldade por trás dos métodos Desligamento da Ventilação (VSD) e Desligamento Plus da Ventilação (VSD+) usados para matar milhares de animais de uma só vez nas fazendas.

A Universidade Estadual da Carolina do Norte observou galinhas em pequenas caixas transparentes enquanto usavam diferentes combinações de bombeamento de dióxido de carbono, desligando o fluxo de ar e aumentando o calor para testar diferentes métodos de morte das aves. A filmagem horripilante mostra as pobres galinhas se jogando contra as laterais das caixas, ofegando por ar e tentando escapar antes que finalmente desmoronem e morram. Muitos tinham eletrodos para medir dados biológicos.

Animal Outlook aponta a ironia de que as pobres galinhas foram submetidas a horas de tortura e sofrimento enquanto os funcionários do laboratório foram cercados por ventiladores enquanto bebiam garrafas de água.

“A indústria avícola sabia muito bem que cozinhar lentamente até a morte e sufocar os pássaros era cruel”, disse Cheryl Leahy, diretora executiva da Animal Outlook. “No entanto, eles financiaram pesquisadores universitários para otimizar esse método de matança em massa para que grandes instalações de ovos pudessem matar bandos inteiros de maneira barata – a pesquisa ajudou a pavimentar o caminho para a aprovação do VSD pela AVMA”. Leahy afirma ainda: “Agora podemos ver essa crueldade inerente generalizada pelo que realmente é, exigir responsabilidade sob a lei e remover nosso apoio dessa indústria ao nos recusarmos a comprar produtos de origem animal”.

Fotos da Investigação/Animal Outlook Press Release
Fotos da Investigação/Animal Outlook Press Release

A associação comercial da indústria avícola financiou os estudos, e a Associação Médica Veterinária Americana (AVMA) citou os experimentos ainda mais tarde e aprovou o método cruel de extermínio em massa.

O VSD não é novidade para a brutal indústria da carne e é frequentemente usado para controlar surtos como a gripe aviária. Eles também o usaram para matar porcos que não puderam ser enviados para matadouros após o início da pandemia.

Milhões de animais são assassinados pelo método de VSD, especialmente desde o recente surto maciço de gripe aviária. O USDA informou que o VSD foi usado em muitas “despopulações” da gripe aviária e uma instalação de Tyson no Missouri matou mais de 300.000 com esse método.

VSD e VSD+ também são usados em suínos. Em 2020, a Iowa Select Farms, maior produtora de carne suína do estado, assassinou porcos saudáveis que não puderam ser enviados para matadouros por causa do bloqueio do COVID. O Intercept informou que o grupo de direitos dos animais, Direct Action Everywhere, revelou os porcos gritando por horas enquanto eram cozidos lentamente até a morte. Logo depois, Iowa Select anunciou que iria descontinuar a prática, mas o uso do método está longe de terminar; está realmente em ascensão e é incentivado e apoiado por organizações governamentais e veterinárias.

Felizmente, uma resolução está pendente com o AVMA para abandonar o VSD. Muitos veterinários se manifestaram em apoio à resolução e, em 2020, o Animal Outlook se uniu a outras organizações de animais para apresentar uma petição de emergência ao USDA. No entanto, quase dois anos depois, o USDA ainda não se deu ao trabalho de responder e continua negando a petição desembolsando fundos de ajuda.

Quase 1,4 milhão de frangos enfrentam o “despovoamento” por VSD em apenas um condado da Pensilvânia. No entanto, as indústrias de laticínios, aves e ovos ainda tentam permanecer inflexíveis de que as aves serão despovoadas “humanitariamente”. Como sabemos, o VSD está longe de ser humano, e agradecemos ao Animal Outlook por descobrir esse experimento cruel e mostrar as verdadeiras maneiras pelas quais a “comida” é tratada antes de chegar aos nossos pratos!

Não precisamos desses experimentos para perceber que milhões de animais “cozidos ao vivo” são cruéis. Essas empresas estão cozinhando lentamente os animais até a morte, e parece que ninguém está piscando os olhos. Precisamos que essas empresas sejam responsabilizadas perante a lei. A melhor coisa que você pode fazer é parar de apoiar essa indústria e parar de comprar carne ou produtos de origem animal. Assine esta petição que pede ao Congresso para proibir as câmaras de gás em abrigos de animais, assine esta petição para exigir uma investigação formal sobre os eventos em Iowa Select Farm e assine esta petição para dizer à Associação Médica Veterinária Americana que se oponha ao despovoamento desumano.

Por Hailey Kanowski / tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: One Green Planet


Nota do Olhar Animal: Os maus-tratos que ocorrem durante a vida dos frangos e revelados nesta matéria são terríveis e inaceitáveis, mas são apenas AGRAVANTES em relação ao dano maior, naturalizado pela indústria “da morte” e aceito por muitas pessoas, que é o ABATE. O sofrimento imposto cotidianamente aos animais nas “linhas de produção” ou fruto de negligência não é menos repulsivo e imoral do que a violação do principal interesse dos animais, que é o interesse em viver. A produção não tem que dar melhores condições aos animais à espera da morte. Ela deve, sim, ser banida. O paladar dos humanos não é mais importante que a vida dos animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.