VÍDEO: ativista denuncia situação alarmante de animais de rua e mortes por envenenamento em Cajazeiras, PB

VÍDEO: ativista denuncia situação alarmante de animais de rua e mortes por envenenamento em Cajazeiras, PB
Cléo Moura, ativista da causa animal em Cajazeiras. Foto: TVDS

A ativista da causa animal Cleonice Menezes de Moura, que cuida da ONG SOS Pets da cidade de Cajazeiras, alerta sobre o número alarmante de animais nas ruas da cidade, denuncia mortes por envenenamento e cobra políticas públicas eficazes para os animais.

“Essa questão de superpopulação canina e felina aqui em Cajazeiras se dá pelo fato de não termos castração em massa. Falta na nossa cidade haver políticas públicas para castração e assistência aos animais em situação de rua. A gente precisaria ter na nossa cidade mutirão de castração, porque são muitos. A quantidade de animais em situação de rua hoje chega a ser alarmante”, disse.

Cléo destaca que falta investimentos para a castração dos animais e que, atualmente, o castramóvel da cidade só atende animais machos. Há 30 anos na causa animal ela afirma que nunca viu uma situação parecida.

A SOS Pets ajuda animais em situação de rua no município e a ativista afirmou que não recebem nenhuma ajuda da cidade. “Eu não recebo nenhum grão de ração da gestão, o que eu tenho hoje é ajuda das pessoas de bom coração que me ajudam a manter mais de 700 animais sobre minhas costas hoje, tanto os que estão comigo quanto os que eu cuido nas ruas, esse é um trabalho que faço diariamente”.

O alto número da população de animas na rua aumentou também o número de mortes por envenenamento. Cléo faz um alerta sobre a situação, que na Zona Rural chega a ser mais preocupante.

“Não é a primeira vez que isso acontece aqui na cidade de Cajazeiras de cães e gatos serem envenenados. Essa questão de mortes de animais em Cajazeiras vem acontecendo já faz algum tempo e não é só aqui na rua não, na Zona Rural são tiros, cães vítimas de tiro, porque os animais estão famintos e eles buscam alimentação comendo as criações das pessoas da Zona Rural e o que acontece com eles? Eles tomam tiro”, pontuou.

Segundo ela, o canil que seria construído na cidade não saiu do papel. Cléo afirma não acreditar mais nos políticos da região e que não teve suas promessas cumpridas.

“Eu me sinto decepcionada porque eu sinto como se eu tivesse mentido para as pessoas, eu estive ao lado das pessoas que foram eleitas, eu dei a minha cara a tapa, eu bati de porta em porta. Então assim, me sinto envergonhada porque através de mim foi feita uma promessa de que nós teríamos uma centro de recuperação para acolher os animais, que nós teríamos mutirão de castração, que nós teríamos assistência clínica para os animais”, disse.

Ajude a ONG

Pelo Instagram oficial da ONG é possível acompanhar o trabalho de resgates de animais na cidade, no @s.o.spetcz. A chave pix para ajudar é o CPF: 043.494.714-80, em nome de Cleonice Menezes de Moura, responsável pelo espaço que cuida e resgata os animais abandonados da Cajazeiras. Também pelo telefone (83) 99149-9144.

Por Priscila Tavares

Fonte: Diário do Sertão

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.