VÍDEO: baleia encalha e morre no rio Amazonas, no Pará

VÍDEO: baleia encalha e morre no rio Amazonas, no Pará
Baleia encalha entre duas ilhas do arquipélago no Marajó, norte do Pará — Foto: Reprodução / Tv Liberal

Uma baleia da espécie Fin encalhou no Rio Amazonas entre duas ilhas do arquipélago do Marajó, norte do Pará, nesta quinta-feira (30). O cetáceo não resistiu e acabou morrendo no fim da tarde, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Chaves (Semma), cidade próxima ao ocorrido.

VÍDEO: Moradores próximos ao encalhe da baleia molham o animal enquanto a maré está baixa

O animal encalhou por volta das 14h . Moradores locais, juntamente com equipes da Semma de Chaves e da prefeitura de Afuá tentam manter o animal molhado enquanto a maré estava baixa. A expectativa é que ela subisse e a baleia conseguisse voltar para o Oceano ainda na noite desta quinta (30).

A baleia morreu pouco antes das 19h, confirmou o secretário de meio ambiente de Chaves, Evandro Cunha. Ele chegou a informar ao g1 que a baleia era da espécie jubarte, no entanto, corrigiu a informação mais tarde, informando que a baleia é da espécie Fin, com cerca de 16 metros de comprimento.

O peso, idade e as condições de saúde do animal ainda são avaliadas, assim como o local onde deve ser colocado o corpo do cetáceo.

Conforme apontou a Semma, o encalhe ocorreu entre as ilhas Caviana e Camaleão, a cerca de 22 quilômetros da sede de Chaves, por conta da maré baixa do rio Amazonas, em um trecho que passa pelo município. A suspeita é que o animal já estivesse debilitado quando encalhou.

“Ela é uma espécie que todo ano há uma migração para as águas quentes, para que elas possam parir. Como a foz daqui fica muito próxima ao oceano Atlântico, é comum elas se perderem nas correntes. O rio Amazonas é um rio grande e consegue sugar essas baleias para dentro, quando elas chegam no rio, percebem que se perderam do grupo de outras baleias e ficam à deriva”, explicou Evandro.

Segundo ele, as operações de resgate envolveram tentar manter o cetáceo de 16,5 metros vivo para devolvê-lo ao oceano Atlântico. Agora, as equipes seguem no local e na sexta-feira (31) devem definir o destino do corpo da baleia.

Baleia encalha no rio Amazonas, em trecho que passa pelo município de Chaves, no Marajó, PA. — Foto: Reprodução / Tv Liberal

De acordo com Suzi Machado, moradora da ilha Caviana, bombeiros da cidade de Afuá também estiveram no local para cavar a areia onde a baleia encalhou. Ela falou sobre o sofrimento da baleia ainda quando ela estava vida: “Ela está muito debilitada e já pegou muito sol. Ao tocar nela, a pele se desfaz. Ela está muito magra, mas estão jogando água desde o momento em que ela encalhou”, descreveu Suzi.

Conforme o secretário, esta é a segunda vez em 2021 que uma baleia encalha na região. A primeira ocorrência deste ano foi em fevereiro, com a espécie conhecida como ‘baleia-de-minke’, que também morreu no local.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.