Vídeo comovente mostra macacos acorrentados e forçados a se apresentar para turistas na Tailândia

Vídeo comovente mostra macacos acorrentados e forçados a se apresentar para turistas na Tailândia

Esta filmagem angustiante mostra macacos acorrentados que são forçados a realizar truques cruéis para entreter turistas.

Os primatas, sufocados por usar vestidos e maquiagem, são forçados a divertir os visitantes do zoológico em Ratchaburi, oeste da Tailândia, com fogo e outros objetos perigosos e afiados.

Os treinadores têm que fazer os animais saltarem através de aros cravados e sentarem-se sobre os ombros dos turistas para posar para selfies.

Outros têm que girar uma haste de metal em chamas, imitar cantores de karaokê enquanto são enganados para lamber microfones de brinquedo ou brincar com cocos, jogando-os em aros.

Quando as multidões vão para casa, muitos dos macacos ficam deitados no chão com expressões tristes enquanto beliscam sua pele, na espera de receber alimento.

Em resposta ao vídeo do Acampamento Chang Puak que foi gravado no mês passado, o grupo de direitos dos animais PETA disse que “o mundo está indignado com truques com animais”, e pediu a mais empresas de viagens para cortarem laços com tais shows.

Jason Baker, vice-presidente sênior de campanhas internacionais do grupo, disse: “Macacos não escolhem andar em suas patas traseiras, usar roupas, andar de bicicleta ou realizar outros truques sem sentido e humilhantes, eles simplesmente aprenderam a temer o que vai acontecer se não o fizerem”.

“Treinadores de circo quebram o espírito dos macacos por meio de métodos violentos que dependem do medo da punição. Eles forçam os animais a uma vida de escravidão”.

O grupo de direitos dos animais, apoiado pela estrela de Baywatch Pamela Anderson, disse que os macacos no vídeo provavelmente tiveram seus dentes removidos para “torná-los incapazes de se defender”.

Embora muitos geralmente sejam “arrancados de suas mães ao nascerem”, antes de serem forçados a uma vida onde são “privados de tudo o que é natural e importante para eles”.

“Expositores que forçam os animais a se apresentarem o fazem porque lucram com isso, mas são os animais que sofrem”, acrescentou Baker.

A Tailândia está entre os destinos turísticos mais populares do mundo, mas isso levou a uma indústria notoriamente bárbara de zoológicos, shows de animais e campos de elefantes onde os turistas pagam para andar nos jumbos.

Em Bangkok, há um shopping center onde um gorila chamado Bua Noi é mantido no último andar em condições imundas.

Enquanto isso, nas proximidades de Samut Prakan, uma fazenda de crocodilos e show de elefantes tem sido criticada repetidas vezes por seu tratamento aos animais, incluindo ursos que são mantidos em recintos sujos.

Zoológicos onde turistas podem posar para selfies com tigres e “acampamentos” onde elefantes realizam truques também foram encerados.

Em agosto do ano passado, a maior empresa de viagens da Ásia, Ctrip, parou de promover a Fazenda e Zoológico de Crocodilos Samut Prakan após vídeo mostrar recintos áridos e animais espetados com objetos pontiagudos.

Mas Jason Barker, da PETA, disse que é necessário mais esforço de sites como AirBNB e TripAdvisor para cortar seus laços.

Ele disse: “Infelizmente, a história nos mostrou que não podemos confiar em governos para proteger animais, especialmente em países como a Tailândia, onde as leis de bem-estar animal são fracas”.

“Ninguém monitora as condições de vida, sessões de treinamento de pré-produção, separação materna ou o que acontece com os animais quando eles não são mais usados pela indústria do entretenimento”.

“O mundo está indignado com atos habilidosos de animais, e é por isso que tantos circos de animais estão fechando suas portas e os países estão proibindo-os. Empresas como Airbnb e TripAdvisor estão em processo de proibir atividades de contato direto que maltratam e exploram animais selvagens”.

“A opinião pública mudou, e forçar animais selvagens a se apresentarem não é mais a maneira de atrair uma multidão, mas ainda há muito trabalho a fazer. Todas as empresas de viagens precisam parar de promover shows e zoológicos cruéis, e os turistas devem parar de comprar ingressos para eles e, ao invés disso, optarem por ver os animais em seus habitats naturais, o único lugar ao qual pertencem”.

Por Sam Elliott / Tradução de Fátima G. Maciel

Fonte: Mirror

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.