Vídeo mostra momento que lama invade sítio e deixa cão ilhado em Brumadinho

Vídeo mostra momento que lama invade sítio e deixa cão ilhado em Brumadinho
Lama deixa casa do sitiante ilhada. (Foto: Arquivo pessoal)

“Vem Lili, Lalá”, chama o tutor. Do outro lado do riacho de lama que percorre a propriedade, na varanda da casa, estão as duas cadelinhas. Lalá, a de pelagem de tom amarronzado, sai do local e atravessa a lama, mas depois volta. Por diversas vezes, faz esse caminho. Lili, de pelagem branca não sai do lugar. É possível ouvir seus ganidos, enquanto a lama que escorre a separa de seu tutor. Bombeiros Civis chegam para ajudar.

A situação aconteceu em um sítio, no distrito de Alberto Flores, em Brumadinho (MG). O dono da propriedade, Vicente Alcanjo de Sousa, cedeu as imagens para a reportagem da Globo Rural. Lili e Lalá foram salvas. Dois cavalos também escaparam da tragédia iniciada na sexta-feira (25/1), quando a barragem 1 da Mina do Feijão, de propriedade da Vale, rompeu, deixando um rastro de destruição e morte no município. Sousa gravou o momento em que a lama invadiu sua propriedade, deixando Lili ilhada na varanda da casa.

“Eu tenho ido tratar delas, porque elas não querem sair de lá, não”, conta. “Um doce, as duas. Assim, com a gente, né? Se você chegar sozinho, é meio perigoso. Mas lugar que nem aquele lá, tem que ter umas cachorrinhas enjoadas mesmo”, diz ele.

Vicente conta que adquiriu em 2014 o sítio de pouco mais de sete hectares. Não tinha a intenção de ser um agricultor comercial. O lugar era só para ter uma vida tranquila depois da aposentadoria. A casa tinha sido construída no ano passado. Além dos animais, tinha pomares de laranja, tangerina e manga. E uma lavoura de mandioca.

Cavalos também conseguiram escapar da tragédia. (Foto: Arquivo pessoal)
Cavalos também conseguiram escapar da tragédia. (Foto: Arquivo pessoal)

A lama da barragem atingiu quase toda a propriedade, que, até a quarta-feira (30/1) tinha acesso acesso restrito aos moradores. Vicente conta que, praticamente, só sobrou a casa e baia para os cavalos. E que tem ido tratar dos animais. “Era uma terra boa pra plantar. E eu só queria ter uma vida tranquila. Era meu sonho morar lá”, lamenta.

“Eu quero plantar, gosto de plantar. Quero ser ressarcido para comprar em outro lugar e continuar a minha vida. Noventa por cento do sítio foi embora”, diz.

Em uma dessas ironias que talvez o destino não explique, Vicente Alcanjo de Sousa é ex-funcionário da Vale. Ele ainda guarda a placa de homenagem que recebeu em maio do ano passado, dizendo “como transformou a Vale através do seu trabalho” e em agradecimento “por ter feito o melhor”.

Foto: arquivo pessoal
Foto: arquivo pessoal

O vídeo pode ser assistido apenas na página original da matéria. Para visualizá-lo, CLIQUE AQUI.

Por Raphael Salomão

Fonte:Globo Rural

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.