VÍDEO: polícia faz ‘parto’ de espécie de tubarão preso em rede de pesca e resgata filhotes no litoral de SP

VÍDEO: polícia faz ‘parto’ de espécie de tubarão preso em rede de pesca e resgata filhotes no litoral de SP
Animais foram resgatados em Ubatuba, no litoral de SP — Foto: Divulgação/Polícia Ambiental Marítima

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental Marítima realizou o ‘parto’ de um cação-anjo, uma espécie de tubarão, que foi encontrado preso em uma rede de pesca apreendida durante fiscalização em alto mar no Litoral Norte de São Paulo.

VÍDEO: Polícia faz parto de cação-anjo preso em rede de pesca e resgata filhotes no litoral norte

Um vídeo gravado pelos próprios policiais mostra o momento em que a equipe percebe que o animal preso estava em período de gestação e realiza manobras para o nascimento dos filhotes e a soltura de todos ao mar (veja vídeo acima).

A ocorrência foi registrada na quinta-feira (21) em Ubatuba. Ao todo, a equipe apreendeu 1,5 mil metros de rede de pesca e resgatou pelo menos 27 animais entre raias e cações, sendo 24 deles ameaçados de extinção.

Segundo a Polícia Ambiental Marítima, o material estava armado próximo à Praia de Camburi. Durante a retirada das redes, os policiais retiraram 27 animais marítimos que estavam enroscados nas linhas, sendo 20 raias-viola e quatro cações-anjo, que são espécies ameaçadas de extinção, além de três raias-chita.

Um cação-anjo enroscado na rede estava com dois filhotes ao lado e, durante a retirada da rede, os policiais perceberam que o animal estava no período de gestação e realizaram os procedimentos para o nascimento dos filhotes.

Ao todo, foram localizadas duas redes de pesca do tipo emalhe, que estavam submersas. A primeira rede, segundo a Polícia, tinha galões brancos e azuis nas extremidades, enquanto a segunda, confeccionada em nylon, não tinha identificação.

Os policiais não encontraram embarcações com pescadores que pudessem ser os responsáveis pelas redes. O material foi apreendido e depositado na base da Polícia Militar Ambiental.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.