Canários traficados são sacrificados no MS por não terem documentação sanitária, diz Iagro

Canários traficados são sacrificados no MS por não terem documentação sanitária, diz Iagro
Os 144 canários que sobreviveram após serem apreendidos no bairro Dom Bosco em Corumbá, no início da semana, foram sacrificados na quinta-feira (16) — Foto: TV Morena/Reprodução

Os 144 canários que sobreviveram após serem apreendidos no bairro Dom Bosco em Corumbá, no início da semana, foram sacrificados na quinta-feira (16). Dos 160 pássaros encontrados com uma mulher, 13 já haviam morrido até a última quarta-feira (15).

De acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), as aves entraram em território brasileiro sem documentação sanitária obrigatória, e pelo fato de colocarem em risco a fauna avícola e a avicultura comercial, as legislações federal e estadual indicam o sacrifício sanitário.

Os 144 canários peruanos foram sacrificados e incinerados na sede da PMA em Corumbá.

VÍDEO: Canários sacrificados em Corumbá

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Não passa nem de longe pela mente desses, que decidem pela matança, qualquer ideia sobre o respeito aos interesses dos animais que são massacrados. E, apesar de citarem a “fauna avícola” como uma preocupação e justificativa para o extermínio dos canários, o que pesa realmente é a “ameaça” à avicultura comercial. A sociedade precisa cobrar soluções éticas para situações como esta, porque os serviços sanitários nem sabem o que isso significa.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.