Itatiba (SP) faz censo para mensurar população de cães e gatos

Itatiba (SP) faz censo para mensurar população de cães e gatos
Este é o primeiro censo animal que a Prefeitura de Itatiba realiza (Foto: TV TEM/Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Itatiba (SP) está fazendo um censo para saber quantos cães e gatos vivem na cidade. A princípio, o objetivo é apenas contabilizar a quantidade de pets que existem para, futuramente, direcionar políticas públicas que protejam a saúde e o bem-estar dos tutores e seus animais.

Dois bairros já receberam a visita dos agentes de saúde, que passam de casa em casa procurando saber a quantidade, o nome e outras informações importantes como se os animais de estimação já foram vacinados e castrados.

Os bairros Jardim das Nações e Jardim Ipê foram os primeiros a receber a visita dos agentes. No Ipê, foram visitadas 129 casas e contabilizados 92 cachorros e 17 gatos. No das Nações, em 688 residências visitadas, 360 cães e 83 gatos foram cadastrados.

“A gente não tem esse indicador que consiga mensurar de fato a cobertura, por exemplo, de uma vacinação de raiva. Por exemplo, fazer notificações de doenças contagiosas, leishmaniose. Isso tudo vai ajudar a termos uma organização”, explica o secretário de Saúde, Luiz Alves.

Agentes coletam informações que vão ajudar no direcionamento de políticas públicas (Foto: TV TEM/Reprodução)
Agentes coletam informações que vão ajudar no direcionamento de políticas públicas (Foto: TV TEM/Reprodução)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *