Abandonos de animais crescem e adoções caem em São Carlos, SP; saiba como adotar e ajudar ONGs

Abandonos de animais crescem e adoções caem em São Carlos, SP; saiba como adotar e ajudar ONGs
Cachorro disponível para adoação em São Carlos foi atendido por ONG — Foto: Nilson Porcel/EPTV

O número de abandonos de animais cresce e o de adoções cai nas ONGs e canis municipais nesta época do ano. Em São Carlos (SP), a realidade não é diferente e voluntários têm dificuldades para cuidar de todos os cães e gatos que precisam de acolhimento (veja abaixo como adotar ou ajudar as instituições do município).

VÍDEO: Voluntários de São Carlos fazem ações para aumentar adoção de animais abandonados

Criada em 2016, a ONG PróAnimal atende cerca de 40 animais. “Infelizmente a gente não consegue abarcar todos os casos e a gente precisa negar. Obviamente a gente busca ajudar na divulgação, mas a gente recebe muita denúncia do final de novembro até o final de janeiro sobre abandono de animais”, disse a vice-presidente da ONG, Joyce Costa.

A outra ONG Santuário Luz dos Bichos cuida de cerca de 30 animais. O período é muito difícil para encontrar famílias que queiram adotá-los. “É o período mais difícil porque as pessoas abandonam muito e nessa época ninguém lembra da adoção”, explicou a presidente da ONG, Kamila Guimarães.

Por causa do aumento do número de animais acolhidos e da dificuldade de adoção, novos atendimentos tiveram que ser dispensados.

“A gente tem que esperar animais serem adotados para poder auxiliar outros. Essa é a parte mais difícil, a gente tenta aumentar a divulgação para conseguir adoções para auxiliar outros animais”, lamentou Kamila.

As ONGs são mantidas com ajuda da população e os gastos são bem altos. Além desses espaços, o município conta com o canil mantido pela prefeitura, que também registra aumento fora da média no número de animais abandonados nas ruas e foram acolhidos.

O animalzinho de estimação deve ser cuidado até o fim da vida deles e, é justamente por causa disso, é importante adotar com responsabilidade.

Cachorros disponíveis para adoação em São Carlos — Foto: Nilson Porcel/EPTV
Cachorros disponíveis para adoação em São Carlos — Foto: Nilson Porcel/EPTV

Como adotar um animal e ajudar

O Departamento de Defesa Animal de São Carlos informou que em 2022 cerca de 500 animais foram resgatados.

Para aumentar as adoções, várias campanhas devem acontecer, como feiras e abertura do canil e gatil aos sábados. O telefone do local é (16) 3374-3239.

A ONG PróAnimal anuncia pedidos de ajuda e animais disponíveis para adoção em sua página no Facebook. Clique aqui para ver como adotar ou ajudar.

A ONG Santuário Luz dos Bichos também faz os mesmo anúncios no Facebook. Clique aqui para ver como adotar ou ajudar.

Por Isabela Chagas

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.