Abrigo poderá receber até 500 animais entre cães e gatos em Rondonópolis, MT

Abrigo poderá receber até 500 animais entre cães e gatos em Rondonópolis, MT

As obras de construção da nova “Casa Abrigo de Animais” da cidade de Rondonópolis localizada nas proximidades da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), na Região do Globo Recreio, já foram concluídas e a unidade deverá ser entregue a população dentro de pouco tempo (30 a 40 dias), assim que for realizada a licitação para aquisição dos equipamentos e mobiliários necessários para o pleno funcionamento do local.

Os recursos empregados na obra, na ordem de R$ 1.950.642,35 foram provenientes do Compes – ações de fiscalização e autuações do Juvam – Juizado Volante Ambiental, numa parceria com a Prefeitura Municipal, que deverá administrar o local que estará vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

Conforme informações repassadas pela coordenadora da UVZ, Gil Machado, a futura “Casa Abrigo de Animais” de Rondonópolis é um projeto pioneiro, amplo, moderno e, segundo levantamentos, deverá ser a maior do estado, ocupando uma área de 5 mil m² com capacidade para abrigar até 500 animais entre cães e gatos. Ressaltando que, inicialmente, esse número deverá ser menor, até que se tenha uma equipe capacitada e em número suficiente para atender a demanda.

Ainda segundo Gil, os atuais técnicos e veterinários do órgão, irão atuar no novo prédio, que terá amplas condições de prestar um atendimento especializado diferenciado, e em condições específicas, com acomodações e dependências adequadas.

ESTRUTURA No prédio principal, a Casa Abrigo vai dispor de uma ampla estrutura, com sala para recepção, corredores e áreas de circulação; vai dispor de pelo menos três salas para consultas; uma para ambulatório; uma sala para procedimentos de castração e pequenas cirurgias; cinco salas para repouso dos animais; duas salas para depósito de materiais, bem como banheiros masculino e feminino, entre outras dependências.

Na segunda estrutura, localizada ao redor do prédio principal, e nos fundos e laterais da propriedade, estão dispostas cerca de 80 baias (canil/gatil), que terão capacidade para acolhimento e guarda de até 500 animais, entre cães e gatos.

Além de toda esta estrutura, o local terá à disposição uma piscina especial apropriada para exercícios de fisioterapia, para uso em animais em recuperação de algum tipo de lesão que comprometa a sua saúde e mobilidade, e/ou que, porventura apresentem alguma comorbidade.

MAIOR DO ESTADO

Conforme a coordenação da UVZ, essa casa abrigo será a mais moderna do estado, e reflete a preocupação da administração municipal, não apenas com a saúde da sua população humana, mas, sobretudo, com a dos pets dos cidadãos.

Mas, para que entre definitivamente em funcionamento, depois que estiver mobiliada e equipada, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente à coordenação da Unidade de Vigilância em Zoonoses, irá criar um protocolo de funcionamento e atendimento, onde estarão definidos e especificados, quando; em que situação, e em que estado de saúde o animal será recebido na unidade, como exemplo: animais atropelados; animais abandonados, e/ou animais vítimas de maus tratos, entre outras situações.

Por Renata Ramos

Fonte: Agora MT


Nota do Olhar Animal: O problema de um abrigo deste porte é o destino quase certo de se transformar em um depósito de animais, sem a atenção necessária para cada indivíduo. O abrigo deverá contar com um excepcional trabalho de promoção de adoção para que isto não aconteça, o que não é comum em abrigos públicos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.