Amordaçado com lacre plástico para não latir, cão é resgatado em Goiânia, GO; tutor é preso

Amordaçado com lacre plástico para não latir, cão é resgatado em Goiânia, GO; tutor é preso
Amordaçado com arame para não latir, cão é resgatado em casa, em Goiânia (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)

Uma ação conjunta da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) e da Agência Municipal do Meio Ambiente resgatou, na tarde desta quinta-feira (8), um cão em situação de maus-tratos, no Setor Coimbra, em Goiânia. O animal foi encontrado com a boca amordaçada com um lacre plástico, para evitar que ele latisse.

A denúncia foi feita por um dos vizinhos, que acionou as autoridades e expôs a situação em uma rede social. Segundo ele, o cão vem sofrendo maus-tratos desde o ano passado. “Meus vizinhos novos, desde ano passado, “criam” um cachorro na base da maldade”, disse o denunciante na rede social.

Segundo a Amma, quando os fiscais chegaram na casa o animal apresentava medo, agressividade e estava bastante debilitado. “No momento da chegada da fiscalização, vários vizinhos procuraram a equipe da Amma para relatar que ouviam o choro do animal e as agressões, que eram frequentes”, informou. 

O animal estava preso no momento em que foi encontrado, segundo o guarda Vagner Rodrigues. Os responsáveis pelo cachorro estavam na casa e, segundo Vagner, era o homem quem amordaçava o bicho.

“Se você não quer que um cachorro lata na sua casa, não tenha”, disse uma das guardas antes de prender o homem por maus-tratos. Os responsáveis pelo animal ainda foram multados em mil reais e o cão foi levado pela ONG Recanto Anjos Peludos, onde foram realizados exames. O cachorro deverá ser doado a uma nova família.

Amordaçado com arame para não latir, cão é resgatado em casa, em Goiânia (Foto: Divulgação/Amma)

Demora para o resgate

O vizinho que expôs o crime nas redes sociais explica que já havia denunciado o crime há um mês, mas nada havia sido feito. “Já denunciamos à Delegacia do Meio Ambiente (Dema), mas a resposta foi um “recebido”. Apenas”, disse. O Mais Goiás procurou a Polícia Civil para entender o que teria causado a demora no resgate do animal e aguarda retorno.

 Às autoridades, vizinhos relataram que subiam no muro para visualizar a situação do cachorro. Eles teriam estranhado que o animal havia parado de latir, mas ainda gemia. Foi quando perceberam que o cão estava amordaçado.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mais Goiás (@maisgoias)

“O cachorro fica amarrado o dia inteiro com uma corda de 1,5m a uma coluna onde fica exposto à chuva e sol. Late e chora sem parar, com motivos, o que nos incomoda pelo barulho, mas mais ainda pelo sofrimento dele”, disse o vizinho.

Um dos moradores teria pedido aos tutores dos cachorro para não maltratarem o cão, mas em resposta, os responsáveis teriam ameaçado o vizinho. Por esse motivo, o homem preso também deverá responder por ameaça.

Por Larissa Feitosa

Fonte: Mais Goiás

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.