Animais marinhos vítimas de pesca acidental são encontrados em Balneário Arroio do Silva, SC

Animais marinhos vítimas de pesca acidental são encontrados em Balneário Arroio do Silva, SC

A ONG Educamar encontrou no início desta semana mais três animais marinhos mortos na orla do Balneário Arroio do Silva. Pelas características em que um golfinho (com marcas de hélice de embarcação na cabeça e nas nadadeiras) e as duas tartarugas foram encontradas, os voluntários do projeto acreditam que tenham sido vítimas da pesca acidental.

Segundo a presidente da Educamar, Suelen Santos, desde janeiro, cerca de 20 tartarugas foram encontradas mortas na região atendida pelo grupo que vai de Araranguá à Passo de Torres. “Temos uma preocupação com a pesca não sustentável, comum nesta região, pois alguns animais que correm o risco de extinção podem ficar encalhados e acabarem morrendo”, comentou.

No ano passado, a ONG registrou entre junho e novembro, a morte de 100 pinguins e 37 leões marinhos na região. O mais comum é estes animais serem encontrados na orla do Morro dos Conventos e Balneário Arroio do Silva. A equipe de 12 pessoas que conta com biólogos, veterinários, oceanógrafos e engenheiros ambientais, monitora a situação desprovida de outros projetos nacionais, como o ligado a Petrobrás que abraça apenas a chamada Bacia de Santos entre o Rio de Janeiro e a cidade de Laguna. “Um dos nossos objetivos é que este projeto da Petrobras tenha uma sede na nossa região também. Eles têm mais recursos para atender os animais, por isso precisamos de apoio das administrações municipais para que venham para cá”.

A preocupação da Educamar passa a ser ainda maior a partir dos próximos meses quando começa a alta temporada de pesca. Por isso, em caso de dúvidas, ou você encontre alguma animal marinho morto ou vivo informa através do telefone (48) 999845665.

Fonte: Revista W3

Os peixes: uma sensibilidade fora do alcance do pescador

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.